Parque Estadual da Cabeça do Cachorro

De WikiParques
Revisão de 15h38min de 25 de abril de 2016 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar




Parque Estadual da Cabeça do Cachorro
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Parana
Município: São Pedro do Iguaçu
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 60,98 ha
Diploma legal de criação: Decreto n°: 7.456 de 27/11/90.
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Ambiental do Paraná
Contatos: Rua Guaíra, 3132 Centro -

Toledo/PR CEP 85.903-220

Localização

O Parque Estadual da Cabeça do Cachorro localizado na porção Centro-Sul do município de São Pedro do Iguaçu, Estado do Paraná. Situado nas margens do rio São Francisco Falso Braço Norte, na bacia hidrográfica do rio Paraná.

Como chegar

Ingressos

O Parque está aberto à visitação pública, e conta com infraestrutura de apoio ao turista, porém necessita de adequações para comportar um possível aumento no fluxo de visitantes (estacionamento, trilhas, etc).

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Tem como objetivo básico à preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

O relevo, a proximidade com a calha do rio Paraná, a latitude e a dinâmica dos sistemas atmosféricos conferem a área um caráter muitas vezes instável. As rajadas de vento acontecem ocasionalmente, podendo ser severas. Sua origem está associada as linhas de instabilidades existentes na região.

No Parque Estadual da Cabeça do Cachorro, o clima possui caráter mesotérmico. Está classificado, segundo Köeppen, como sendo do tipo Cfa, ou seja, com média do mês mais quente acima de 22 ºC e do mês mais frio inferior a 18 ºC, sem estação seca definida, verão quente e geadas pouco frequentes.

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Plano de Manejo: http://observatorio.wwf.org.br/site_media/upload/gestao/planoManejo/PM_PE_CabecadoCachorro1.pdf