Parque Estadual da Lapa Grande

De WikiParques
Revisão de 04h23min de 24 de maio de 2016 por Matheus Vieira (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Carregando mapa...
Parque Estadual da Lapa Grande
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Montes Claros
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 7000 hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 44.204, de 10 de janeiro de 2004.
Coordenação regional / Vinculação: É administrado pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas) sob responsabilidade da coordenadoria de áreas protegidas do Escritório Regional Norte em conjunto com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)
Contatos: Parque Estadual da Lapa Grande

e-mail: parqueestadualdalapagrande@gmail.com
Fone contato: (38)32247550 - IEF Regional Norte
Endereço do Parque: Estrada do Alfeirão - Km 04

Sede administrativa:
IEF - Escritório Regional Norte
Endereço:
José Corrêa Machado, s/n - Bairro Ibituruna, Montes Claros/MG, CEP 3224-7500
Telefone: (38) 32247550
e-mail: aneliza.melo@meioambiente.mg.gov.br

Localização

Localiza-se dentro da cidade de Montes Claros.
Coordenadas geográficas; Portaria do Parque - 16°42'8.76"S 43°54'57.98"W

Como chegar

Instruções via Google Map:
https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1-Fj7EtGdbv9EY7KFz7V3bbuLyiw

Ingressos

- Dias úteis: (isento)
- Sábado, Domingo e feriados nacionais e/ou estaduais do Estado de Minas Gerais, considerando-se seus dias intercalados: R$ 5,00 (cinco reais)

- Passeio de bicicleta (previamente cadastrados): R$ 5,00 (cinco reais)

Crianças com até 5 anos é isenta das taxas de entrada apresentando documentação. Estudantes e maiores de 60 anos, com a documentação devida, pagam meia entrada para visita no Parque.

Onde ficar

O Parque Estadual da Lapa Grande não possui local de estadia, porém fica situado próximo ao perímetro urbano da cidade de Montes Claros que possui ampla estrutura pra receber seus visitantes.

Objetivos específicos da unidade

Proteger e conservar o complexo de grutas e os principais mananciais de fornecimento de água para a comunidade de Montes Claros - MG.

Histórico

O Parque Estadual da Lapa Grande foi criado através do decreto nº 44.204.46 de 10 de janeiro de 2006, com o objetivo de proteger os mananciais de grutas e conservar as riquezas naturais ali presentes.

Antes do Parque se tornar uma área de preservação, existiam naquela região várias fazendas agropecuárias e alguns carvoeiros.

O acervo histórico do parque está representado principalmente em fazenda históricas como a Lapa Grande e Quebradas. A Lapa Grande se destacada, pois já nos primórdios da história de Montes Claros era local de exploração de salitre, enquanto nas Quebradas, com o implantação da linha férrea, o trânsito de cargas de mantimentos para as cidades próximas se fez por essa fazenda, através da chamada estrada cavalaria, existente até hoje. Fatos esses que contribuíram para o desenvolvimento do município.
Além da visita do presidente Juscelino Kubistschek, o qual deixou sua homenagem gravada no Parque.

http://2.bp.blogspot.com/_k3K0rG8KjYk/TP54e74NsOI/AAAAAAAAAXw/AoobERqpPKo/s320/jk.jpg


Atrações

O Parque Estadual da Lapa Grande possui diversas grutas e nascentes, assim como atividades de ciclismo, trekking e três trilhas a pé abertas ao público.

Aspectos naturais

De acordo com a gerente de turismo da Prefeitura de Montes Claros, Gal Bernardo, a área é preservada e possui mais de mil pinturas rupestres e aproximadamente 60 grutas, sendo 50 catalogadas, contando com o Complexo Lapa Grande com mais de 3km de extensão de caverna, além de matas ciliares e nascentes.

Relevo e clima

O ponto de menor altitude no parque é 680 metros e que a maior é 1038 metros acima do mar. Existe uma maior ocorrência das altitudes entre 800 metros e 960 metros, correspondendo a uma área de 68,79% da área total do parque. O clima é seco e quente, caracterizado como subúmido-úmido fronteira com subúmido-seco, a temperatura média anual da cidade de Montes Claros é de 24,20°C e o índice médio pluviométrico anual de 1.074 mm.

Fauna e flora

A vegetação predominante é o cerrado e a floresta decidual (conhecida como mata seca) , típicas da região. As espécies vegetais mais comuns são: jatobá, ipê, tabaco, favela, barbatimão, pequi, aroeira, angico, pau d'óleo, cedro, sucupira branca.
Dentre os animais existentes no parque podemos detacar o tamanduá-mirim, onça parda, lobo guará, seriema, joão-de-barro, gambá, mico estrela, morcego, veado, tatu, calango, cascavel, teiú.

Problemas e ameaças

Uma das principais ameaças ao bioma do Cerrado de Mata Seca é a sua alta concentração de árvores de grande interesse econômico, ricas em madeiras apreciadas pelo mercado e é alvo da extração madeireira. Outra ameaça iminente se dá pela alta taxa de queimadas que acometem esse tipo de vegetação por conta da folhagem seca e o clima árido da típicos da região.

Fontes

http://ief.mg.gov.br/instituicao/281?task=view

http://pelapagrande.blogspot.com.br/

http://6pedagogiaunimontes.blogspot.com.br/

http://www.oeco.org.br/reportagens/2255-oeco_27718/
.
Veloso, A. R., Nery, C. V. M., & Santo Agostinho-FASA, F. (2011). Geoprocessamento aplicado à caracterização do Parque da Lapa Grande em Montes Claros/MG. XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto-SBSR, 3711. ( http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/files/p0706.pdf )