Parque Estadual da Serra Dourada (PESD)

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Estadual da Serra Dourada (PESD)
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Goias
Município: Goiás, Buriti de Goiás e Mossâmedes
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área:
Diploma legal de criação: DECRETO Nº 5.768, DE 05 DE JUNHO DE 2003 http://www.gabinetecivil.go.gov.br/pagina_decretos.php?id=1174
Coordenação regional / Vinculação: SECIMA
Contatos:

Localização

O parque Estadual da Serra Dourada está localizado nos município de Goiás, Buriti de Goiás e mossâmedes, no estado de Goiás, região centro-oeste do Brasil. Com uma área de aproximadamente 30.000 hectares, abrange a maior parte da área de proteção Ambiental “Dr. Sulivan Silvestre”

Como chegar

Para chegar ao parque é preciso ir até a cidade de Mossâmedes que está localizada á 151,3 Km de distância de goiânia-GO e 77.3 Km de distância do parque. A reserva ambiental fica no topo da serra, sendo indicado ir com carro com tração nas quatro rodas (carros de passeio ficam no começo da subida, de dois quilômetros). Uma vez no parque, as trilhas são planas e levam a interessantes conjuntos de formações rochosas (as chamadas cidades de pedra), cercados por milhares de espécies típicas do cerrado.

Ingressos

Livre

Onde ficar

O Parque Estadual da Serra Dourada está localizado nos municípios de Goiás, Buritis de Goiás e Mossâmedes, sendo Goiás o maior responsável pela hospedagem da região.

Pousada Serra Dourada GO - 070 KM 01 Cidade de Goiás - Goiás - Telefone: (62) 98414-8386 / (62)98448-0020 ( Whatsapp) pserradourada@hotmail.com

Pousada do Ipe R. Luiz Guedes Amorim, 22,Goiás - GO,76600-000 (62) 3371-2065 https://pousadadoipegoias.com.br/

Pousada Chácara da Dinda Praça do Asilo, 10 - Centro, Goiás - GO, 76600-000 (62) 3371-4327

Hotel Vila Boa Av. Deusdete F. de Moura Qd. 10 Lt. 01 Morro Chapéu do Padre - St. Leste, Goiás - GO, 76600-000 (62) 3371-1000

Hotel Fazenda MaduZanzan Rodovia Municipal ao Assentamento do Mosquito s/n Zona Rural, Goiás - GO, 76600-000 (62) 99982-3373

Casa da Ponte Hotel Rua Moretti Forgger, 10 - lt 1, Goiás - GO, 76600-000 (62) 3371-4467

Objetivos específicos da unidade

Destina-se a preservar as nascentes, os mananciais, a flora, a fauna, as belezas cênicas, bem como a controlar a ocupação do solo da região, podendo conciliar a proteção da fauna, da flora e das belezas naturais com a utilização para fins científicos, econômicos, técnicos e sociais.

Histórico

O Parque Estadual da Serra Dourada foi criado pelo governo do estado de Goiás através do Decreto nr. 5.768, de 5 de junho de 2003. No ano de 1997, a secretaria municipal de Meio Ambiente, já defendia a criação do Parque Estadual da Serra Dourada, bem como, a criação do Pura do então secretário, o Sr. Rodrigo Santana,arque Municipal do Rio Vermelho. Nesta época não se conseguiu a criação do parque, mas por outro lado, em 1998 foi criada uma APA – Área de Proteção Ambiental, com 16.851 hectares que ia da estrada de Goiânia (GO) para a Cidade de Goiás, onde cruzava a Serra Dourada até o rio dos Índios. Sua área foi ampliada no ano de 2000 e toda a região de entorno da cidade (área urbana, nascentes do Rio Vermelho e distritos históricos em volta da antiga capital de Goiás), foram incluídos.

Atrações

O parque além de ser um ambiente tranquilo possui diversas atrações para o seu público, como as trilhas que são leves e bem marcadas,grutas, diversidade de flora, possui um areal, matéria-prima para confecção de quadros e artesanatos em geral e um mirante na serra com uma bela vista

Aspectos naturais

Seu principal atrativo são formações rochosas, grutas e a flora nativa, com um cerrado rupestre e um areal, o qual muitas pessoas pegam para fazer artesanato.

Relevo e clima

O clima da região é Tropical Semi-úmido, temperatura média anual de 23°C e duas estações predominantes: Chuvosa e quente, seca e fria. A estação chuvosa dura entre os meses de setembro e abril, apresentando altas temperaturas que podem atingir em média 39°C. Em contrapartida, os meses entre maio e julho são mais secos e frios,alcançando temperaturas de até 4ºC.

O estado de Goiás, e caracteriza-se por relevo bastante variado composto por planaltos, chapadas, vales e depressões. Parque Estadual da Serra Dourada localiza-se em uma porção central do estado, marcado por configurações lineares, sendo importante divisor de águas regional das Bacias Platina e Amazônica. A região da Serra Dourada, possui relevo do tipo Hog Back, fenômeno geomorfológico conhecido com abaulamento, ou agrupamento de morros, formada sobre estruturas monoclinais com mergulho de cerca de 30°. Estas composições rochosas foram formadas através de processos deformacionais de caráter tectônico, que compõem a atual conformação como maciço elevado.

Fauna e flora

A Flora da região da Serra Dourada abrange algumas fitofisionomias do domínio Cerrado como a floresta semidecídua, floresta de galeria, buritizal, campo limpo, cerrado sensu stricto e cerrado rupestre. A Fauna é rica em espécies de aves, sendo local de reprodução do urubu-rei. Embora a intensa caça na região, é registrado a presença de catetos, veados-campeiros, antas e felinos de grande porte.

Problemas e ameaças

A principal problemática que envolve do parque é que o plano de manejo ainda não foi estabelecido, dificultando a relação com as propriedades particulares que estão dentro dos limites do parque. A proposta é que algumas áreas sejam desapropriadas, o que pode provocar embate direto em os proprietários e os gestores do parque.

Fontes

Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Estadual_da_Serra_Dourada

Decreto Nº 5.768, DE 05 DE JUNHO DE 2003 - http://www.gabinetecivil.go.gov.br/pagina_decretos.php?id=1174

Lima, Fernanda Rodrigues de. "Parque Estadual da Serra Dourada: Uma opção para o ecoturismo, seu cenário atual e perspectivas futuras." (2004).