Parque Estadual da Serra do Papagaio

De WikiParques
Revisão de 13h21min de 19 de novembro de 2015 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Estadual da Serra do Papagaio
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto.
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 22917
Diploma legal de criação: Decreto nº 39.793, de 5 de agosto de 1998.
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Florestas - IEF - Regional Sul
Contatos: Sede Administrativa:

IEF - Regional Sul Endereço: Praça Quintino Bocaiúva, 68 - Centro - Varginha Telefone: (35) 3221-4666/4716 e-mail: erssup@ief.mg.gov.br

Localização

Região sul do estado de Minas Gerais, compreendendo os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto.

Como chegar

A partir dos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto.

Ingressos

Entrada gratuita.

Onde ficar

Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto.

Objetivos específicos da unidade

Proteger a biodiversidade da mata atlântica, os campos de altitude, os bosques de araucária, as águas e as belezas cênicas da Mantiqueira, contribuindo para melhoria da qualidade de vida do entorno, através da valorização das comunidades e das atividades que gerem alternativas de renda ambientalmente sustentáveis. Fonte: Planejamento Estratégico da UC,conforme Plano de Manejo.

Histórico

O Parque Estadual Serra do Papagaio foi criado através do Decreto 39.793, de 5 de agosto de 1998. Ele Engloba importantes conjuntos montanhosos das Serras do Garrafão e do Papagaio, apresentando cerca de 50% da área com declividade acentuada e altitudes acima de 1.800 m. As encostas mais elevadas localizam-se no sul (Morro da Mitra do Bispo com 2149m) e ao sudoeste (Pico do Bandeira com 2357m na Serra do Papagaio). Situa-se numa área de rochas ígneas ácidas, representadas por granitos de granulação fina e grosseira. Interliga-se, geograficamente, com a porção norte do Parque Nacional do Itatiaia, permitindo uma proteção mais efetiva da flora e da fauna, por compor um conjunto montanhoso contínuo, legalmente preservado.

Atrações

- Cachoeira dos Garcias. - Pico do Papagaio. - Pico do Bandeira. - Retiro dos Pedros. - Reserva Ambiental do Matutu. - Cachoeira do Batuque. - Cachoeira Deus-Me-Livre. - Cachoeira do Fundo. - Cachoeira do Vertedouro. - Cachoeira da Antiga Usina. - Poço Joaquim Bernardo. - Canyon do Papagaio. - Poço dos Sonhos Canyon do Cavalo Baio.

Aspectos naturais

O Parque Estadual da Serra do Papagaio abriga um importante remanescente de Mata Atlântica do Estado. Localizado na Serra da Mantiqueira, possui formações mistas de campos, matas e áreas de enclave com matas de araucária. Na unidade de conservação, concentram-se as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul de Minas. Abriga as maiores e mais importantes bacias hidrográficas do Sudeste. Aos 1.800 metros de altitude, a travessia abrange a porção oeste da Serra da Mantiqueira, no coração das montanhas mineiras. São aproximadamente 1.200 nascentes de água, algumas delas na cota dos 2.360 metros de altitude, 240 cachoeiras e 28 cânions. Toda essa biodiversidade, ainda pouco conhecida, esconde belezas incalculáveis como o cânion do Cavalo Baio, com 1.050 metros, a maior reserva de Araucárias de Minas Gerais, a ligação do Corredor Ecológico da Mata Atlântica com o Parque Nacional do Itatiaia, entre muitas outras.

Relevo e clima

Engloba importantes conjuntos montanhosos das Serras do Garrafão e do Papagaio, apresentando cerca de 50% da área com declividade acentuada e altitudes acima de 1.800 m. As encostas mais elevadas localizam-se no sul (Morro da Mitra do Bispo com 2149m) e ao sudoeste (Pico do Bandeira com 2357m na Serra do Papagaio). Situa-se numa área de rochas ígneas ácidas, representadas por granitos de granulação fina e grosseira. Interliga-se, geograficamente, com a porção norte do Parque Nacional do Itatiaia, permitindo uma proteção mais efetiva da flora e da fauna, por compor um conjunto montanhoso contínuo, legalmente preservado.

Fauna e flora

O Parque é uma importante reserva de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios, convivendo e se reproduzindo graças á riqueza de ambientes e abrigos existentes. Destacam-se o mono carvoeiro, o lobo-guará, o papagaio do peito roxo e a onça parda.

Problemas e ameaças

Fontes

Site do IEF. Portal oficial do turismo de MG.