Parque Estadual de Ilhabela

De WikiParques
Revisão de 15h58min de 11 de dezembro de 2015 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Estadual de Ilhabela
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Sao Paulo
Município: Ilhabela
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 27025
Diploma legal de criação: Criado em 20 de janeiro de 1977 através do decreto estadual nº 9.414 /1977.
Coordenação regional / Vinculação: Fundação Florestal / Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Contatos: 3896-1646

E-mail: peilhabela@fflorestal.sp.gov.br Gestor (a): Joana Fava Cardoso Alves

Localização

Sede: Praça Coronel Julião de Moura Negrão, n°115 - Vila Centro/ Ilhabela SP CEP 11630-000

Como chegar

De São Paulo: Rodovias Airton Sena, Carvalho Pinto e Tamoios, até São Sebastião, Ferry Boat para Ilhabela.

Ingressos

Grátis

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Finalidade de assegurar integral proteção à flora, à fauna a às belezas naturais das ilhas que constituem o município de Ilhabela, bem como sua utilização para objetivos educacionais, recreativos e científicos.

Histórico

O Parque Estadual de Ilhabela foi criado em 20 de janeiro de 1977 através do Decreto nº 9.414. Com área de 27.025ha, abrange aproximadamente 85% da ilha de São Sebastião.

Atrações

O Parque Estadual de Ilhabela oferece aos visitantes diversas atividades como caminhada em trilhas de diferentes níveis, subida a pico e mirantes com vistas panorâmicas, observação de fauna e flora, banho em cachoeiras e piscinas naturais, além de dar acesso a comunidades tradicionais caiçaras, que preservam sua rica cultura na arquitetura de suas casas, artesanato, modo de vida e tradições. O Parque oferece diversas trilhas,como: Trilha do Pico do Baepi: Percurso (ida e volta)7.4 km Nível: Alto Atrativos: Mata Atlântica, vista panorâmica, pico de 1.048 metros de altitude É necessário o acompanhamento de monitor ambiental credenciado e não é recomendada a visita em dias de chuva ou chuva de véspera. A trilha do Pico do Baepi é uma das mais procuradas por ecoturistas que gostam de caminhadas mais desafiadoras. Antes do primeiro quilômetro, a trilha possui um belo mirante com vista panorâmica do Canal de São Sebastião, de onde se avista o Parque Estadual da Serra do Mar, os municípios de Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba, além de Ilhas como as do Arquipélago dos Alcatrazes protegidas por Estação Ecológica, ao horizonte. A caminhada inicia em área aberta e logo adentra na Mata Atlântica. A flora e a fauna vão mudando conforme a altitude e o clima do ambiente até chegar ao pico, com 1.048 metros de altitude e uma vista 360 graus da Ilha.

Trilha da Água Branca:

Percurso (ida e volta) 4 km Nível: Baixo Atrativos: Mata Atlântica, 5 poços, torre de observação Início na Guarita da Estrada Parque dos Castelhanos. A trilha da Água Branca é uma das mais conhecidas do Parque Estadual e inicia na Guarita da Estrada dos Castelhanos. É indicada para todos os tipos de público, desde o visitante menos experiente até aquele acostumado a percorrer trilhas. São 5 poços naturais ideais para banho, (sendo que o primeiro está a cerca de 100 metros do início) e uma torre de observação de aves. O percurso de ida pela trilha e volta pela Estrada de Castelhanos é indicado para a observação de aves, no raiar do dia.


Trilha da Cachoeira da Pancada d’ Água (3 Tombos):

Percurso (ida e volta) 720 metros Nível: Baixo Atrativos: Mata Atlântica, 3 quedas d’água É a trilha mais curta e acessível aberta à visitação.A trilha da Cachoeira da Pancada d´Água é de acesso fácil, pode-se chegar de carro a poucos metros da primeira queda. Fica próxima à Praia da Feiticeira, no sul da Ilha e é chamada de três tombos pois são três as quedas dágua que formam o complexo. Ideal para quem quer caminhar pouco, tomar um banho rápido e mesmo assim ter experiência de caminhar em meio à Mata Atlântica preservada. A região tem grande quantidade e diversidade de aves, para observá-las, procure realizar a visita em momentos menos visitados.

Trilha da Cachoeira do Veloso:

Percurso (ida e volta) 2.2 Km Nível: Médio Atrativos: Mata Atlântica, Cachoeira do Veloso com queda de mais de 30 metros de altura Localizada próximo à praia de mesmo nome, a cachoeira do Veloso tem a mais alta queda de todas as cachoeiras da frente da Ilha, com mais de 30 metros de altura. A trilha, inicia em uma área particular (o camping do sítio) mas seu aceso é livre. É um local menos visitado e portanto uma boa opção durante alta temporada para quem busca tranqüilidade. A caminhada na mata é bastante agradável, tem pequenos locais de descanso e dura cerca de 40 minutos até chegar à belíssima queda d´água.

Trilha Bonete:

Percurso (ida e volta) 23.4 Km Nível: Alto Atrativos: Mata Atlântica, cachoeira da laje, mirante do Bonete, praia do Bonete. A praia é habitada por uma comunidade tradicional caiçara.É recomendado o acompanhamento de monitor ambiental credenciado e não é recomendada a visita em dias de chuva ou chuva de véspera. A trilha do Bonete é a mais longa de todas as trilhas do PEIb, com 12Km só de ida (o percurso dura de 3:30h à 6:00h, dependendo do ritmo de caminhada, podendo durar mais se o visitante estiver carregando muito peso). Localizada no extremo sul da Ilha, a trilha do Bonete passa por uma das áreas de Mata Atlântica mais preservada e durante o caminho é possível observar diversas espécies de flora e fauna. Passa por belos rios e oferece bons banhos em piscinas naturais e quedas d´água. A trilha é utilizada pela comunidade tradicional do Bonete, já que, além do mar, é o único acesso à zona urbana da Ilha. A comunidade do Bonete possui cerca de 70 famílias caiçaras, que preservam a riqueza de sua cultura tradicional. A praia de areias claras e boas ondas para a prática do surfe é ideal para quem quer traquilidade, contato com a natureza e com a cultura local. Ao visitar a comunidade do Bonete seja responsável e respeite os moradores locais. O ecoturismo deve gerar benefícios para o turista e para aqueles que o recebem.


Trilha da Cachoeira do Gato:

Percurso (ida e volta) 4 Km Nível: Médio Atrativos: Mata Atlântica, Cachoeira do Gato. Uma das maiores quedas d’água do Parque Estadual. A praia é habitada por uma comunidade tradicional caiçara. A trilha da Cachoeira do Gato inicia no canto do Ribeirão, na Praia dos Castelhanos. O percurso, de nível médio, passa do interior da Mata Atlântica preservada, cruza o ribeirão do Gato por uma ponte pênsil até chegar a mais alta cachoeira do Parque Estadual. Durante o caminho é possível observar a flora exuberante e, encontrar animais. O ribeirão do gato, assim como outros corpos d´água da Baía de Castelhanos, abastece as casas da comunidade. Por isso, tenha cuidado e pratique os princípios de mínimo impacto, ajudando a preservar a biodiversidade e também a qualidade de vida das populações de Ilhabela. 


Trilha da Cachoeira da Friagem: Percurso: 2,4 km (ida e volta) Nível: Médio Atrativos: A trilha da Cachoeira da Friagem, localizada na região da praia da Siriúba, é o único atrativo oficial do Parque na região norte de Ilhabela. Ao longo da trilha é possível desfrutar de uma vista incrível do Canal de São Sebastião e da paisagem montanhosa, além de avistar a parte da Serra do Mar. No início da trilha, em meio a Mata Atlântica, é possível observar várias espécies tanto de fauna como de flora, como os teiús e o pau-brasil. Continuando a caminhada, podemos notar os diferentes estágios de vegetação, entrando em uma área de sapezal em que é possível ter uma belíssima vista da paisagem de entorno.  Chegando próximo a área da cachoeira é possível perceber a regeneração da Mata Atlântica.  A Cachoeira da Friagem possui queda d’água de 25 metros de altura, porém é preciso tomar muito cuidado ao andar sobre as pedras que são escorregadias.

Estrada Parque de Castelhanos: Percurso (ida e volta) 34 Km Nível: Alto Atrativos: Mata Atlântica, mirante dos Castelhanos, praia dos Castelhanos. A praia é habitada por uma comunidade tradicional caiçara A Estrada Parque dos Castelhanos liga a zona urbana de Ilhabela com a comunidade da praia dos Castelhanos. São 17 Km de terra no interior do Parque Estadual, que cruzam alguns dos pontos de maior fragilidade ambiental e biodiversidade da Ilha. A estrada passa pelo interior da Mata Atlântica e por um mirante com vista para a baía. Pode ser feita a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículo. Para melhor desfrutar do passeio a Castelhanos, evite a alta temporada em que o tempo é muito chuvoso e as taxas de visitação são altas. Informe-se sobre a operação da estrada ao planejar sua viagem.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Caça e ocupação no entorno (Zona de Amortecimento)

Fontes