Parque Estadual de Mata das Flores

De WikiParques
Revisão de 21h58min de 13 de junho de 2015 por Érika Magalhães (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



<iframe src="https://www.google.com/maps/d/embed?mid=zxOw0hu_U4bY.kdZrF2aKoQrU&hl=pt-BR" width="640" height="480"></iframe>

Parque Estadual de Mata das Flores
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Espirito Santo
Município: Castelo - ES
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 800 ha
Diploma legal de criação: Foi declarada como área de preservação permanente pelo Decreto 3485-E de 11 de março de 1987, sendo só então categorizada como parque estadual pela Lei Estadual nº 4.617, de janeiro de 1992 .
Coordenação regional / Vinculação: O Parque Estadual de Mata das flores é coordenado pelo IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo).
Contatos: TELEFONE: (28) 3542 3257

EMAIL: pemf.iema@gmail.com

Localização

Coordenadas: 35’ 54” S e 41' 10' 53" W

Como chegar

Para chegar ao parque, deve-se antes ter acesso ao município de Castelo, tais acessos podem ser pelas BR's: BR 262 em um percurso desde Vitória - ES até Venda Nova do Imigrante seguindo a estrada até Castelo pela rodovia Pedro cola ou através da BR 482 partindo de Cachoeiro de Itapemirim - ES passando em seguida pelo trevo de Duas Barras e rodovia Fued Nemer. Possui como municípios vizinhos: Ao Sul – Cachoeiro de Itapemirim Ao Norte – Conceição de Castelo e Venda Nova do Imigrante Ao Leste - Domingos Martins e Vargem Alta A Oeste – Muniz Freire e Alegre

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

O Parque Estadual de Mata das Flores foi criado com o objetivo de valorizar os ambientes e belezas naturais, preservando os ecossistemas que apresentam relevância ecológica, possibilitando assim, o desenvolvimento de pesquisas científicas e de atividades de educação ambiental. Além disso, também tem como finalidade a proteção de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, assim como de espécies endêmicas. O parque também tem o propósito de proporcionar turismo ecológico e recreação em contato com a natureza.

Histórico

Atrações

LAZER: O Parque se encontra disponível à visitação pública oferecendo uma beleza exuberante para passeios ecológicos à pé ou ciclísticos.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: É excelente para atividades escolares que objetivam educação ambiental e conscientização da importância da fauna e flora local.

PESQUISAS: Por ser pouco explorado, o parque oferece boa oportunidade para realização de pesquisas científicas que visam realizar um levantamento das espécies presentes neste fragmento de mata Atlântica.

Aspectos naturais

O Parque Estadual de Mata das Flores é um fragmento de mata Atlântica composto por remanescente de floresta Ombrófila densa montana e ainda floresta Estacional semidecidual. Ao redor do parque podem ser observados propriedades de cafeicultores.

Relevo e clima

É um fragmento situado em uma região que apresenta paisagem montanhosa de clima ameno variando sua temperatura entre 23° e 5° no inverno.

Fauna e flora

FAUNA: No perímetro do parque são encontrados espécies de aves como: caracará, urubus, corujas, tucanos e gaviões. Além disso são comuns ouriços, pacas, preguiças, lontras, quatis, tamanduás, lagartos e tatus e ainda espécies de primatas como macacos-prego.

FLORA: O parque abriga inúmeras espécies endêmicas e espécies ainda não estudadas. São observadas também Lianas, Jequitibá-rosa, Cedrela, Cássia, Bromélias, Palmáceas e ainda espécies orquidáceas.

Problemas e ameaças

O Parque Estadual de Mata das Flores apresenta um fácil acesso para atividades ilegais, como a caça, que é uma das principais ameaças encontradas, atrapalhando a conservação de muitas espécies encontradas na região, além de ser um ambiente propício às atividades e práticas religiosas, onde são deixados diversos itens usados para tal prática. Por ser rodeado de propriedades cafeicultoras, o entorno do Parque pode sofrer danos com praticas agrícolas como excessos de insumos e embalagens de produtos, contaminando solo e rios com o mau uso dos mesmos.

Fontes

Descubra Castelo. disponível em: <http://descubracastelo.com.br/turismo/reserva-florestal-mata-das-flores/ > acesso em: 13 de junho de 2015

Portal Castelo. disponível em: <http://www.portalcastelo.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=34&Itemid=124> acesso em: 13 de junho de 2015

Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA). desponível em: <http://www.meioambiente.es.gov.br/default.asp> acesso em: 13 de junho de 2015

Esse verbete está sendo redigido por alunas do curso de Ciências biológicas da UFES (Universidade Federal do Espirito Santo), como forma de avaliação da disciplina de Biologia da Conservação. contato: erikabarrosmagalhães@yahoo.com.br ; mari.almeida.s@hotmail.com