Parque Estadual de Montezuma

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Estadual de Montezuma no Blog do WikiParques


Carregando mapa...
Parque Estadual de Montezuma
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Montezuma
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 1.743,2060 hectares
Diploma legal de criação: Decreto sem número, de 28 de setembro de 2007
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG
Contatos:

Localização

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Proteger a fauna e a flora regionais, as nascentes dos rios e córregos da região, e criar condições para o desenvolvimento de pesquisas e estudos de modo a conciliar, harmoniosamente, o uso científico, educativo e recreativo com a preservação integral e perene do patrimônio natural.

Histórico

Atrações

Entre os atrativos naturais, destaca-se a grande beleza cênica dos vales e paredões rochosos, que dão à área um enorme potencial turístico.

Aspectos naturais

O Parque está inserido na bacia do Rio Pardo, o maior curso d´água do extremo Norte de Estado, na divisa com a Bahia. Abriga o Ribeirão da Tábua é o principal curso d"água e dos maiores formadores do Rio Pardo e manancial de fornecimento d'água para o município de Montezuma.

A vegetação da área de planalto é de cerrado e campos de altitude. Nos vales, encontram-se áreas de transição entre o cerrado e a caatinga.

Relevo e clima

Localizado no norte do Estado, com clima semi-árido, o Parque Estadual de Montezuma tem prolongados períodos de seca. A área é constituída de um platô, relativamente plano, com altitude de cerca de mil metros, entrecortado por vales que formam escarpas, terraços e várzeas.

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Página do IEF