Parque Estadual de Vila Velha

De WikiParques
Revisão de 00h06min de 24 de setembro de 2015 por Paulo André Vieira (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



25° 14' 17" S 50° 0' 39" O

Parque Estadual de Vila Velha
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Parana
Município: Castro e Ponta Grossa
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 3,803 ha
Diploma legal de criação: Criado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná em 1966, para proteger seus 18 km² de formações rochosas, classificadas como um dos sítios geológicos brasileiros pela SIGEP, devido suas impressionantes esculturas naturais, esculpidas pelas erosões eólica e pluvial nos arenitos do Grupo Itararé.
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos:

Localização

25° 14' 17" S 50° 0' 39" O Ponta Grossa - PR - Brasil

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Histórico

Atrações

A formação arenítica de Vila Velha remonta ao período Carbonífero (há aproximadamente 340 milhões de anos), quando o mar interior que existia no local começou a ser drenado, expondo o material arenoso que acabou cimentado com óxido de ferro (daí a cor avermelhada).

Nos milênios seguintes o terreno gradativamente se elevou e foi vagarosamente erodido pela ação dos ventos e da chuva que atuaram nas zonas mais frágeis das rochas, desgastando-as de forma diferencial e até mesmo isolando-as em diversos blocos.

Aspectos naturais

Algumas das formações parecem animais como a "Tartaruga" ou o "Camelo", outras lembram cogumelos dos mais diversos tipos e tamanhos, ou formas como a "Taça", símbolo de Vila Velha; a "Bota"; a "Esfinge"; a "Cabeça de índio"; paredes de pedra que lembram muralhas de castelos, torres de diversos formatos e alturas de geometria variável com formas e paisagens distintas, além de fendas cujo formato interno lembram garrafas. Há duas grandes pedras pendentes no alto entre dois paredões rochosos, sempre prestes a desabar e parecendo flutuar desafiando as leis da gravidade.

Os arenitos de Vila Velha tem a cor basicamente avermelhada como um tijolo, cujos matizes variam conforme a hora, luz do Sol e da época do ano, criando uma atmosfera surreal.

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes