Parque Estadual do Jacarapé

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar




Parque Estadual do Jacarapé
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Paraiba
Município: João Pessoa
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 380 hectares
Diploma legal de criação: Criado pelo Decreto Estadual n° 23.836, de 27 de dezembro de 2002. Revisão de limites pelo Decreto Estadual n° 28.087, de 27 de março de 2007.
Coordenação regional / Vinculação: Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba
Contatos: Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba

Telefone: (83) 3218-5627

Unidade de Conservação do Parque Estadual do Jacarapé

E-mail: ceasudemapb@gmail.com Telefone: (83) 3218-5627

Localização

O Parque Estadual está situado na porção sul do município de João Pessoa, Paraíba, entre o rio Jacarapé, ao norte, e a Praia do Sol, ao sul. A praia de Jacarapé, parte integrante do Parque Estadual, está localizada há exatamente 3 km do início da PB-008. A área do Parque está inserida entre as coordenadas geográficas 7º 10’ 47” e 7º 12’ 30” de latitude Sul, 34º 47’ e 34º 49’ 30” de longitude Oeste.

Como chegar

O acesso principal ao Parque se dá através da rodovia estadual litorânea Ministro Abelardo Jurema, a PB-008. Para chegar ao local existem duas entradas distintas, uma no limite norte e outro no sul, a primeira em frente ao Centro de Convenções de João Pessoa, atualmente em construção. A segunda entrada está localizada no limite sul, entre as praias de Jacarapé e praia do Sol.

Ingressos

Não há cobrança de ingresso e a visitação ocorre de forma não manejada.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Proteger a beleza cênica da região; preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais admitindo o uso indireto e controlado dos recursos; Proteger espécies raras, endêmicas, vulneráveis ou em perigo de extinsão; Possibilitar a realização de estudos, pesquisas e trabalhos de interesse científico; Oferecer condições para recreação, turismo, e a realização de atividades educativas e de consciência ecológica;

Histórico

O Parque Estadual Mata de Jacarapé é uma Unidade de Conservação estadual que foi criada em 27 de dezembro de 2002, pelo Decreto Estadual nº. 23.836 e tem como órgão gestor a SUDEMA. A delimitação do Parque foi alterada pelo Decreto Estadual nº. 28.086 (30/03/2007), a área apresenta o total de 380 hectares.

Atrações

Praia de Jacarapé, falésias e manguezal.

Aspectos naturais

A vegetação natural de Mata Atlântica ou Floresta Perenifólia Úmida é bem conservada dentro da unidade de conservação, mas apresenta pequenos focos de lixos provenientes da falta de consciência ambiental dos frequentadores. Outras formações botânicas na circunscrição do Parque são: vegetação Pantropical de Praia e Formação Florestal Paludosa.

Relevo e clima

Quanto aos compartimentos geomorfológicos da área, o Parque Estadual apresenta no sentido leste-oeste a Baixada Litorânea, formada na borda oriental por praias, mangues, dunas e planícies flúvio-marinhas e os Baixos Planaltos Costeiros, no contato com a Planície Costeira, com variação de 20 a 30 metros.

Clima quente e úmido, com variação na temperatura entre 25ºC e 28ºC, com precipitação que gira em torno de 1500 mm e umidade relativa do ar de 80%.

Fauna e flora

A Mata Atlântica do Parque de Jacarapé (Foto 08) é formada por árvores de grande porte, sempre verdes, folhas perenes e troncos com diâmetros consideráveis, algumas espécies arbóreas nativas ainda são encontradas, como: umbaúba (Cecropia sp.) e jatobá (Hymenaea courbaril). Atualmente, divide os topos dos tabuleiros com alguns remanescentes florestais, ocupando pequenas superfícies arenosas, formações mistas herbáceas e lenhosas, arbustivas e arbóreas baixas, muito densas, com algumas árvores esparsas.

Problemas e ameaças

Ocupações irregulares, lixo e crescimento urbano desordenado.

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=2334

Diário Oficial da Paraíba com o Decreto de Criação http://static.paraiba.pb.gov.br/diariooficial_old/diariooficial31032007.pdf

BIZERRA, Dennys da Silva. Dinâmica Físico-ambiental no Parque Estadual Mata de Jacarapé, João Pessoa, Paraíba. Universidade Federal da Paraíba, 2013.