Mudanças entre as edições de "Parque Estadual do Jaraguá"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 10: Linha 10:
 
|Category=Parque
 
|Category=Parque
 
|Biome=Mata Atlântica
 
|Biome=Mata Atlântica
 +
|Area=492,68
 +
|Location=Localizado na região noroeste da cidade de São Paulo, mais precisamente no bairro do Jaraguá, tem como vizinhos os bairros de Perus, Pirituba e Parque São Domingos, além do município de Osasco.
 +
|Tickets=Dias e horário de funcionamento: O parque inicia as atividades de visitação pública às 7h00 e encerra às 17h00. No horário de verão o encerramento é estendido até às 18h00. Trilhas possuem acesso permitido até as 16h00, e no horário de verão às 17h00. Para a prática de cicloturismo e caminhadas é permitida a entrada às 6h00, mediante cadastro na sede administrativa da unidade. Ressaltamos que por questões de segurança nenhum visitante pode permanecer no parque após o horário de encerramento.
 +
|History=As primeiras expedições na região ocorrem no final do séc. XVI, quando o então governador da província Martim Afonso de Souza, descobriu os primeiros indícios de ouro no Brasil, contribuindo para o inicio do ciclo do ouro na região do Jaraguá. Porém somente após alguns anos o bandeirante Afonso Sardinha conseguiu se estabelecer no local e construir o Grande Casarão Bandeirista e o tanque de lavagem de ouro que ainda hoje existem como testemunho da exploração aurifera. A profusão de ouro retirado das minas do Jaraguá rendeu-lhe o apelido de Peru-do-Brasil. A exploração do ouro se estendeu até meados do século XIX, quando a atividade econômica principal passou a ser o cultivo do café.
 +
 +
A partir daí, a fazenda Jaraguá passa por vários proprietários até 1940, quando foi adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo. Em 03 de maio de 1961 foi criado o Parque Estadual do Jaraguá.
 +
 +
Atualmente Fundação Florestal é responsável pela gestão desta Unidade de Conservação de Proteção Integral, tendo como principais atribuições: proteger seus Recursos Naturais, incentivar a Pesquisa e promover a Educação Ambiental.
 +
|Fauna and flora=Nas trilhas do Parque é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho, dentre outros.
 +
|Sources=Sistema Ambiental Paulista
 +
http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua/sobre-o-parque/
 
}}
 
}}

Edição das 20h00min de 13 de maio de 2014



Carregando mapa...
Parque Estadual do Jaraguá
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Sao Paulo
Município: São Paulo
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 492,68
Diploma legal de criação:
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos:

Localização

Localizado na região noroeste da cidade de São Paulo, mais precisamente no bairro do Jaraguá, tem como vizinhos os bairros de Perus, Pirituba e Parque São Domingos, além do município de Osasco.

Como chegar

Ingressos

Dias e horário de funcionamento: O parque inicia as atividades de visitação pública às 7h00 e encerra às 17h00. No horário de verão o encerramento é estendido até às 18h00. Trilhas possuem acesso permitido até as 16h00, e no horário de verão às 17h00. Para a prática de cicloturismo e caminhadas é permitida a entrada às 6h00, mediante cadastro na sede administrativa da unidade. Ressaltamos que por questões de segurança nenhum visitante pode permanecer no parque após o horário de encerramento.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Histórico

As primeiras expedições na região ocorrem no final do séc. XVI, quando o então governador da província Martim Afonso de Souza, descobriu os primeiros indícios de ouro no Brasil, contribuindo para o inicio do ciclo do ouro na região do Jaraguá. Porém somente após alguns anos o bandeirante Afonso Sardinha conseguiu se estabelecer no local e construir o Grande Casarão Bandeirista e o tanque de lavagem de ouro que ainda hoje existem como testemunho da exploração aurifera. A profusão de ouro retirado das minas do Jaraguá rendeu-lhe o apelido de Peru-do-Brasil. A exploração do ouro se estendeu até meados do século XIX, quando a atividade econômica principal passou a ser o cultivo do café.

A partir daí, a fazenda Jaraguá passa por vários proprietários até 1940, quando foi adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo. Em 03 de maio de 1961 foi criado o Parque Estadual do Jaraguá.

Atualmente Fundação Florestal é responsável pela gestão desta Unidade de Conservação de Proteção Integral, tendo como principais atribuições: proteger seus Recursos Naturais, incentivar a Pesquisa e promover a Educação Ambiental.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Nas trilhas do Parque é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho, dentre outros.

Problemas e ameaças

Fontes

Sistema Ambiental Paulista http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua/sobre-o-parque/