Parque Estadual do Jaraguá

De WikiParques
Revisão de 18h08min de 4 de dezembro de 2015 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Carregando mapa...
Parque Estadual do Jaraguá
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Sao Paulo
Município: São Paulo
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 492,68 hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 38391, de 03/05/1961.
Coordenação regional / Vinculação: Fundação para Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo.
Contatos: Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Anhanguera - São Paulo/SP

CEP: 51.840-00

E-mail: 1. pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br 2. pejaragua@gmail.com

Telefone: 1. (11) 3941-2162 2. (11) 3943-5222

Localização

Localizado na região noroeste da cidade de São Paulo, mais precisamente no bairro do Jaraguá, tem como vizinhos os bairros de Perus, Pirituba e Parque São Domingos, além do município de Osasco.

Como chegar

Pelo KM 18 Via Anhanguera – Acesso de ônibus e trem

Linhas:

   8040 – Lapa – Sol Nascente
   8047 – Lapa- Jaraguá
   8696 – Praça Ramos – Jaraguá
   Estação: Vila Clarice – Linha 7 Rubi da CPTM, com destino a Francisco Morato

Ingressos

Dias e horário de funcionamento: O parque inicia as atividades de visitação pública às 7h00 e encerra às 17h00. No horário de verão o encerramento é estendido até às 18h00. Trilhas possuem acesso permitido até as 16h00, e no horário de verão às 17h00. Para a prática de cicloturismo e caminhadas é permitida a entrada às 6h00, mediante cadastro na sede administrativa da unidade. Ressaltamos que por questões de segurança nenhum visitante pode permanecer no parque após o horário de encerramento.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Histórico

As primeiras expedições na região ocorrem no final do séc. XVI, quando o então governador da província Martim Afonso de Souza, descobriu os primeiros indícios de ouro no Brasil, contribuindo para o inicio do ciclo do ouro na região do Jaraguá. Porém somente após alguns anos o bandeirante Afonso Sardinha conseguiu se estabelecer no local e construir o Grande Casarão Bandeirista e o tanque de lavagem de ouro que ainda hoje existem como testemunho da exploração aurifera. A profusão de ouro retirado das minas do Jaraguá rendeu-lhe o apelido de Peru-do-Brasil. A exploração do ouro se estendeu até meados do século XIX, quando a atividade econômica principal passou a ser o cultivo do café.

A partir daí, a fazenda Jaraguá passa por vários proprietários até 1940, quando foi adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo. Em 03 de maio de 1961 foi criado o Parque Estadual do Jaraguá.

Atualmente Fundação Florestal é responsável pela gestão desta Unidade de Conservação de Proteção Integral, tendo como principais atribuições: proteger seus Recursos Naturais, incentivar a Pesquisa e promover a Educação Ambiental.

Atrações

Entre as atrações do PEJ encontramos: Pico do Jaraguá e o Pico do Papagaio, Casarão Afonso Sardinha, Tanque de Lavagem de ouro e algumas trilhas:


Trilha do Silêncio

   Distância: 828m (ida e volta)
   Duração: 30 min
   Dificuldade: Baixa
   A trilha leva esse nome devido à vegetação densa que abafa grande parte dos ruídos produzidos pelas rodovias que cercam o Parque. Trilha linear no interior da floresta próximo ao auditório. É adaptado para visitantes deficientes físicos e com mobilidade reduzida. Indicação: Para todas as idades. Propícia para crianças, grupos de terceira idade e pessoas com necessidades especiais.


Trilha do Lago

   Distância: 1000 metros (ida e volta)
   Duração: 20 min
   Dificuldade: Baixa
   Circuito de paralelepípedo no arredor do lago onde se localizam áreas de descanso e área de ginástica. Indicação: Para crianças de 8 à 11 anos e adultos


Trilha da Bica

   Distância: 1500 metros (ida e volta)
   Duração: 45 min
   Dificuldade: Média
   A Trilha da Bica como o próprio nome sugere, conduz o visitante até uma bica d‟água  teve seu percurso original modificado devido à necessidade de recuperação de trechos com processos erosivos. Propícia para pessoas acima de oito anos.


Trilha do Pai Zé

   Distância: 3600 metros (ida e volta)
   Duração: 2h30
   Dificuldade: Alta
   Por meio desta trilha percorre-se toda variação de altitude que liga a parte baixa à parte alta do Parque Estadual Jaraguá. A vegetação é caracterizada como Mata Atlântica (Floresta Ombrofila Densa) e Savana-Arborisada, onde é possível observar a transição entre as duas fisionomias vegetais. Indicação: Propícia para pessoas com idade superior a oito anos.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Nota-se a presença de rochas migmatíticas heterogêneas em relevos bastante variados de morrotes, morros altos e médios com moderados a intensos processos de dissecação, média a alta declividade, argissolos, cambissolos e alguns setores de latossolos, além da elevada densidade de drenagem.

O clima da região é o tropical de altitude.

Fauna e flora

Nas trilhas do Parque é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho, dentre outros.

Problemas e ameaças

O PEJ enfrenta problemas com a elevada abundância de espécies exóticas que requer maior rigor no seu controle e isso aumenta os custos de manejo. Outro problema está na realização de fogueiras, que podem desencadear em incêndio.

Fontes

Sistema Ambiental Paulista http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua/sobre-o-parque/