Editando Parque Estadual do Matupiri

Ir para navegação Ir para pesquisar

Aviso: Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você fizer login ou criar uma conta, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.

A edição pôde ser desfeita. Por gentileza, verifique o comparativo a seguir para se certificar de que é isto que deseja fazer, salvando as alterações após ter terminado de revisá-las.

Esta página suporta marcações semânticas no texto (por exemplo, "[[Is specified as::World Heritage Site]]") para construir conteúdo estruturado e recuperável por consultas providas pelo Semantic MediaWiki. Para uma descrição completa sobre como utilizar marcações ou a função #ask, por favor, leia as páginas de ajuda: primeiros passos, marcação no texto ou consultas embutidas.

Revisão atual Seu texto
Linha 1: Linha 1:
 
{{Parks
 
{{Parks
|Introducao=O Parque Estadual do Matupiri está localizado no interflúvio Purus - Madeira, nas bacias dos rios Matupiri e Amapá, nos municípios de Borba e Manicoré, pertencente à Microrregião do médio Madeira no estado do Amazonas. Possui uma área total de 513.747 ha. A unidade de conservação foi criada em 27 de março de 2009 com o objetivo de preservar os ecossitemas naturais de relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, desenvolver as atividades de educação ambiental, recreação em contato com a natureza ecológica.
 
 
|State=Amazonas
 
|State=Amazonas
 
|Region=Norte
 
|Region=Norte
|City=Borba, Manicoré e Novo Aripuanã
+
|City=Borba, Manicoré e Novo Aripuanã  
 
|Category=Parque
 
|Category=Parque
 
|Biome=Amazônia
 
|Biome=Amazônia
Linha 18: Linha 17:
 
1. (92) 3642-4607
 
1. (92) 3642-4607
 
2. (92) 3236-5503
 
2. (92) 3236-5503
|Location=O Parque Estadual do Matupiri está localizado no interflúvio Purus - Madeira, nas bacias dos rios Matupiri e Amapá, nos municípios de Borba e Manicoré, pertencente à Microrregião do médio Madeira no estado do Amazonas. Localiza-se no trecho do Km 161 ao Km 365 da BR-319, na margem esquerda no sentido Manaus - Porto-Velho/RO. Na porção sul limita-se com o assentamento PAE Jenipapo e mais a sudeste com a RDS do Rio Madeira. Ao sudoeste é delimitada pela rodovia AM-464 e limítrofe a RDS do Rio Amapá. Ao norte faz divisa com a RDS Igapó-Açú e área de afetação da BR-319. Sua porção nordeste limita-se com a TI Cunhã-Sapucaia e a RDS Matupiri. Na sua porção central é cortada pelo rio Matupiri, principal via de acesso ao interior do parque.
 
 
|Tickets=O Parque Estadual do Matupiri não possui estrutura necessária para visitação e ainda se encontra em fase de elaboração de seu Plano de Gestão.
 
|Tickets=O Parque Estadual do Matupiri não possui estrutura necessária para visitação e ainda se encontra em fase de elaboração de seu Plano de Gestão.
 
|Objectives=Preservar os ecossitemas naturais de relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, desenvolver as atividades de educação ambiental, recreação em contato com a natureza ecológica, dentre outros.
 
|Objectives=Preservar os ecossitemas naturais de relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, desenvolver as atividades de educação ambiental, recreação em contato com a natureza ecológica, dentre outros.
|History=O Parque Estadual do Matupiri possui uma área de aproximadamente de 513.747 ha, está localizado no interflúvio Purus - Madeira, nas bacias dos rios Matupiri e Amapá, nos municípios de Borba e Manicoré, pertencente à Microrregião do médio Madeira no estado do Amazonas.
 
 
A unidade de conservação  passou por um processo muito importante e inovador durante sua implementação. Identificando aspectos do contexto socioecológico da UC, sua administração entendeu que sem a participação efetiva dos Mura - habitantes da Terra Indígena Cunhã-Sapucaia, contígua ao Parque.
 
|Natural aspects=O Parque Estadual do Matupiri possui representação de cinco tipos de vegetação, tais como: Floresta Ombrófila Aberta Aluvial com Palmeiras (igapó), Floresta Ombrófila Densa Aluvial com Dossel Emergente, Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas com Dossel Emergente, Formação Pioneira com Influência Flúvio e/ou Lacustre Arbustiva com Palmeiras e Savana Gramíneo Lenhosa sem Floresta de Galeria (campina). Esta última de grande relevância para a Unidade e para a conservação do estado do Amazonas, já que este ecossistema do Parque apresenta baixíssima intensidade de estudos científicos, tem um potencial de endemismo biológico alto e é muito pouco representado pelo Sistema Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas.
 
|Geography and climate=O relevo do Parest do Matupiri caracteriza-se como depressão do madeira/Purus e Planície Amazônica.
 
 
O clima é equatorial.
 
|Fauna and flora=Em relação à fauna, foram registradas duas possíveis espécies novas de peixes; três possíveis novas espécies de herpetofauna, e seis espécies de aves endêmicas à área do interflúvio Purus-Madeira. Foram identificadas como a anta (Tapirus terrestris), queixada (Tayassu pecari), caititu (Pecari tajacu), veados (Mazama spp.) e macaco-barrigudo (Lagothrix cana) indicam alta qualidade ambiental da região.
 
|Sources=http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1736
 
 
http://www.nossosparques.org/uc/4487?order=field_tipo_documento_value&sort=desc
 
 
 
 
}}
 
}}

Por favor, note que todas as suas contribuições em WikiParques podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja Wikiparques:Direitos de autor para detalhes). NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!

Cancelar Ajuda de edição (abre numa nova janela)

Predefinição usada nesta página: