Mudanças entre as edições de "Parque Estadual do Palmito"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
m
m
Linha 2: Linha 2:
 
|Introducao=A '''Floresta Estadual do Palmito''' foi criada em 1998 com o objetivo de proteger uma área remanescente de Mata Atlântica através da exploração sustentável da atividade silvicultura do palmito-juçara e pupunha, com o intuito de reduzir a exploração ilegal e predatória do Palmito nativo que existe na região. Os visitantes podem fazer diversas trilhas pela unidade.
 
|Introducao=A '''Floresta Estadual do Palmito''' foi criada em 1998 com o objetivo de proteger uma área remanescente de Mata Atlântica através da exploração sustentável da atividade silvicultura do palmito-juçara e pupunha, com o intuito de reduzir a exploração ilegal e predatória do Palmito nativo que existe na região. Os visitantes podem fazer diversas trilhas pela unidade.
  
''[http://www.wikiparques.org/tag/floresta-estadual-do-palmito/ Fique por dentro das novidades da Floresta Estadual do Palmito no '''Blog do WikiParques''']''
+
''[http://www.wikiparques.org/tag/parque-estadual-do-palmito/ Fique por dentro das novidades do Parque Estadual do Palmito no '''Blog do WikiParques''']''
 
|Administration=Estadual
 
|Administration=Estadual
 
|State=Parana
 
|State=Parana

Edição das 19h19min de 7 de junho de 2017

A Floresta Estadual do Palmito foi criada em 1998 com o objetivo de proteger uma área remanescente de Mata Atlântica através da exploração sustentável da atividade silvicultura do palmito-juçara e pupunha, com o intuito de reduzir a exploração ilegal e predatória do Palmito nativo que existe na região. Os visitantes podem fazer diversas trilhas pela unidade.

Fique por dentro das novidades do Parque Estadual do Palmito no Blog do WikiParques


Parque Estadual do Palmito
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Parana
Município: Paranaguá
Categoria: Floresta
Bioma: Mata Atlântica
Área: 530 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 4.493 de 17 de junho de 1998.
Coordenação regional / Vinculação: IAP - Instituto Ambiental do Paraná.
Contatos: E-mail: fepalmito@iap.pr.gov.br e ucsparana@iap.pr.gov.br

Telefone: (41) 3213-3462

Localização

A Floresta Estadual do Palmito localiza-se no Km 4,3 a margem da PR 407 (denominada de Estrada das Praias) no Município de Paranaguá, Litoral do Estado do Paraná.

Como chegar

Para chegar à UC, os visitantes procedentes de Curitiba e Paranaguá, via BR 277, devem acessar a PR 407 (Estrada das Praias) e seguir em direção ao Balneário Praia de Leste. Para aqueles procedentes de Matinhos e Pontal do Paraná, via PR 412, devem acessar a PR 407 (Estrada das Praias) e seguir em direção ao Município de Paranaguá. Partindo de Curitiba ou de outras regiões do litoral do Paraná, pode-se acessar à UC pelas linhas rodoviárias operacionalizadas pela empresa Viação Graciosa.

Por via aérea o acesso se dá até Curitiba por vôos regulares, e posteriormente por via terrestre. A partir da cidade de Curitiba é possível fazer conexão para todas as cidades atendidas pelo transporte aéreo no Brasil, bem como para destinos internacionais.

Por ferrovia, com a empresa Serra Verde Express (ferrovia Curitiba-Paranaguá), a partir de Curitiba por cerca de 100 km até Paranaguá e, então, pela rodovia federal BR-277 e estadual PR-407, conforme já descrito.

Ingressos

Visitação: somente para grupos organizados com visitas pré-agendadas, de terça-feira a sábado das 08:00 as 17h. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (41) 3424 -5016.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica. Promover ações que visam garantir a conservação de uma pequena parcela do ambiente Floresta Atlântica através da inserção da atividade silvicultura do Palmito-juçara (Euterpe edulis) e pupunha (Bactris gasipaes) visando, com isso, diminuir a exploração ilegal e predatória do Palmito nativo que ocorre na região e garantir a sustentabilidade local desta espécie.

Histórico

Atrações

A unidade de conservação dispõe de algumas trilhas como: - Trilha do Jacu; - Trilha Neuton; - Trilha interpretativa com 1.620m no interior da Floresta Atlântica, na qual pode ser observada vegetação composta por várias espécies de árvores de grande porte como o Palmito (Euterpe edulis), Jerivá (Syagrus romanzoffiana), Guanandi (Calophillum brasiliense), Cupiúva (Tapirira guianensis), Figueira (Ficus sp.) e a Massaranduba (Maniokara subcericia) e ambientes formados por orquídeas e bromélias, além da fauna local.

Aspectos naturais

A vegetação da Floresta Estadual do Palmito é composta de floresta ombrófila densa de terras baixas, restingas e mangues.

Relevo e clima

O clima é subtropical.

Fauna e flora

O Parque Estadual do Palmito abriga espécies da fauna como: Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), o Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), o Gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus). Foram catalogadas 255 aves de diferentes espécies, entre as mais abundantes se destacam o Supi-de-cabeça-cinza (Mionectes rufiventris), o Tangará (Chiroxiphia caudata) e a Rendeira (Manacus manacus). Outras espécies de grande importância ecológica também foram encontradas como: a Cigarrinha (Sporophila falcirostris), o Pixoxó (Sporophila frontalis), o Papagaio-de-cara-rocha (Amazona brasiliensis), a Pomba de espelho (Clarabis godefrida) e o Gavião-pombo-pequeno (Leucopternis lecernulatus).

Em relação à flora, a unidade de conservação apresenta espécies como Caúna (Ilex theezans), a Cupiúva (Tapirira guianensis), o Jacarandá-lombriga (Andira anthelminthica) e a Canela-lageana (Ocotea pulchella).

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.iap.pr.gov.br/modules/ucps/aviso.php?codigo=62&codigo_cat=0

Decreto de criação

http://sistemas.mma.gov.br/portalcnuc/rel/index.php?fuseaction=portal.exibeUc&idUc=521