Parque Estadual do Pau Furado

De WikiParques
Revisão de 19h20min de 7 de outubro de 2015 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Estadual do Pau Furado
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Triângulo Mineiro, Uberlândia e Araguari
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 2.186,85 hectares
Diploma legal de criação: Criado pelo Decreto Estadual sem número de 27 de janeiro de 2007.
Coordenação regional / Vinculação: IEF - Instituto Regional de Florestas
Contatos: Sede Administrativa:

IEF - Escritório Regional Triângulo Endereço: Pça Tubal Vilela, 03 – Bairro: Centro - CEP: 38400-186 - Uberlândia / MG Telefone: (34) 3212-2451 http://www.ief.mg.gov.br http://paufurado.blogspot.com.br e-mail: pepf@meioambiente.mg.gov.br

Localização

O Parque Estadual do Pau Furado abrange os municípios de Uberlândia e Araguari.

Como chegar

Através da Rodovia BR-050 sentido Araxá, na rotatória do Bairro Alvorada (com uma passarela de pedestres), pegar a terceira saída sentido Bairro Morumbi, seguir reto por aproximadamente 10 km (antiga estrada do Pau Furado) e quando chegar à comunidade Tenda do Moreno, continuar reto por mais 2 km até o Cruzeiro (uma cruz de cor branca), virar à esquerda, seguir a estrada de terra principal, passando pela ponte do Córrego Marimbondo, após 850 m virar à direita e chegar à porteira de entrada do PEPF.

Ingressos

O Parque fica aberto ao público de terça a domingo e feriados das 08:00 às 16:00 horas, limitada a entrada de visitantes até as 15h. De terça a sexta, o atendimento será realizado exclusivamente por agendamento prévio.

O número de visitantes está limitado a 150 (cento e cinquenta) pessoas por dia e é possível consultar agenda no endereço http://paufurado.blogspot.com.br/p/agenda-pepf.html.

Aos sábados, domingos e feriados o Parque atende ao público em geral e não necessita de prévio agendamento.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Proteger os recursos hídricos; Viabilizar a pesquisa científica; Promover o desenvolvimento socioambiental; Fortalecer a integração com o entorno; Garantir o uso público; Assegurar a proteção dos ecossistemas presentes na região; Proteger às espécies raras, endêmicas, em perigo ou ameaçadas de extinção; Preservar o patrimônio genético; Conservar paisagens de beleza cênica natural ou alterada; Fomentar o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis. Proteger fragmentos importantes de fisionomias vegetais e comunidades naturais representadas pelas florestas de galeria, ciliar, estacional decidual e semidecidual, cerradão e cerrado senso restrito.

Histórico

Segundo os moradores da região do Parque Estadual do Pau Furado (PEPF), a estrada que dava acesso à ponte Cesário Alvim, que ligava Uberlândia ao município de Araguari, havia uma árvore frondosa com muitos furos em seu tronco para coleta de óleo, chamada pau-de-óleo ou copaíba (Copaifera langsdorffii), essa árvore era referência e ponto de encontro dos moradores locais, daí surgiram os nomes: Estrada do Pau Furado; Ponte do Pau Furado (oficialmente Cesário Alvim) e consequentemente a região ficou conhecida como Pau Furado.

A criação do PEPF decorre de uma medida de compensação florestal estabelecida pela FEAM - Fundação Estadual de Meio Ambiente, durante o processo de licenciamento ambiental do Complexo Energético Amador Aguiar (Usinas Hidrelétricas Capim Branco I e II), em conformidade com a Lei nº 14.309/02, que dispõe sobre as políticas florestais e de proteção à biodiversidade no Estado de Minas Gerais, regulamentada pelo Decreto nº 43.710/04 (veja o tópico legislação).

O PEPF É a primeira unidade de conservação da categoria localizada no Triângulo Mineiro, uma das regiões do Estado mais atingidas pelo desmatamento ao longo dos anos e onde o IEF tem priorizado a conservação.

Atrações

O PEPF tem algumas atrações como as cachoeiras do Marimbondo e Terra Branca e conta com atividades para ciclismo mediante agendamento com, no mínimo, 2 (dois) dias de antecedência.

Aspectos naturais

O Parque Estadual do Pau Furado é a primeira unidade de conservação da categoria localizada no Triângulo Mineiro.

Relevo e clima

O relevo é típico de chapada e o clima é tropical.

Fauna e flora

O Parque Estadual do Pau Furado exerce grande importância regional para a conservação da biodiversidade, uma vez que foram identificadas 932 espécies de fauna e flora dentro de seus limites geográficos. Várias delas são reconhecidas oficialmente em algum grau de ameaça ou vulnerabilidade de extinção. Destacam-se a aroeira (Myracrodruon urundeuva), a onça-parda (Puma concolor), a raposa-do-campo (Pseudalopex vetulus), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), a jaguatirica (Leopardus pardalis), o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), o veado-mateiro (Mazama americana) a arara-canindé (Ara ararauna), a maritaca (Aratinga auricapillus) o cabeça-seca (Mycteria americana), o canário-da-terra (Sicalis flaveola), a andorinha-de-coleira (Pygochelidon melanoleuca) e a águia-cinzenta (Urubitinga coronata).

Problemas e ameaças

Ameaças de extinção dos componentes da fauna e da flora do PEPF.

Fontes

http://paufurado.blogspot.com.br/ http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/205?task=view