Parque Estadual dos Manaciais de Campos do Jordão

De WikiParques
Revisão de 18h41min de 9 de dezembro de 2016 por Paulo André Vieira (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Administration=Estadual |State=Sao Paulo |Region=Sudeste |City=Campos do Jordão e Pindamonhangaba |Category=Parque |Area=517,04 |Legal documents=Decreto nº 37539, d...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar




Parque Estadual dos Manaciais de Campos do Jordão
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Sao Paulo
Município: Campos do Jordão e Pindamonhangaba
Categoria: Parque
Bioma:
Área: 517,04
Diploma legal de criação: Decreto nº 37539, de 27/09/1993
Coordenação regional / Vinculação: Fundação para Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo
Contatos: Avenida Pedro Paulo s/nº -Campos do Jordão/SP - CEP: 12.460-000

E-mail: pe.mananciaiscjordao@fflorestal.sp.gov.br
Telefone: (12) 3663-3762

Localização

O Parque Estadual dos Mananciais de Campos do Jordão está localizado no município de Campos do Jordão, próximo à área central da cidade. Localizado na Serra da Mantiqueira, a cidade de Campos do Jordão faz parte da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Como chegar

Ingressos

Não conta com estrutura para visitação pública

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

A preservação dos ecossistemas das espécies vegetais e animais, e dos seus habitats, e da qualidade das águas ali produzidas.

Histórico

Foi criado em 1993 com a finalidade de proteger os mananciais que dão origem ao Rio Sapucaí Açu, afluente do Rio Grande.

No parque encontra-se localizada a barragem do Salto, que fornece boa parte da água que abastece o município de Campos do Jordão. Um dos motivos que levaram à criação do parque foi impedir a ocupação de sua área, que vinha sendo alvo da expansão urbana da estância climática. O parque resultou da união de duas glebas de propriedade do governo do estado e que foram adquiridas na década de 1940, na época da então Prefeitura Sanitária de Campos do Jordão.

O Parque Estadual dos Mananciais de Campos do Jordão faz parte do Mosaico Mantiqueira, criado pelo Ministério do Meio Ambiente em 2006 com o objetivo de integrar e ampliar as várias ações já existentes para a conservação do patrimônio natural e cultural da região, sendo composto por 17 Unidades de Conservação (UC) públicas localizadas na região, além de diversas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).

Atrações

A unidade de conservação situa-se a poucos quilômetros do centro turístico do Capivari e apresenta grande potencial de uso público recreacional e pesquisa científica, além do objetivo maior da conservação dos recursos naturais.

A trilha do rio Sapucaí, pelas corredeiras do rio, apresenta algumas dificuldades pelo caminho, mas que são recompensadas pela bela paisagem, assim como a trilha dos Campos do Timoni. Já as trilhas das Quatro Pontes e do Monteiro Lobato são voltadas para crianças, com caminhos mais curtos e menor grau de dificuldade.

A única que não possui sinalização é a trilha da Cachoeira Celestina, são 8,5 km em desnível, percorrendo longos trechos de Mata Atlântica e requer o acompanhamento de um guia.

Aspectos naturais

As bacias dos rios Paraná, Verde, Grande, Jaguari, Sapucaí, Sapucaí-Mirim e Paraíba do Sul (que fornece água para a maior parte da população fluminense), entre outras, são abastecidas pela Serra da Mantiqueira. A região é também considerada a maior província de água mineral do planeta em quantidade e qualidade do recurso.

Relevo e clima

A Serra da Mantiqueira é uma das maiores e mais importantes cadeias montanhosas do sudeste brasileiro e abrange parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Fauna e flora

Por toda a extensão do parque o visitante poderá observar o pinheiro brasileiro, ou pinheiro bravo, em cujos troncos se fixam diversas espécies de bromélias, orquídeas e musgos.

A fauna da região registra 178 espécies de aves catalogadas, que correspondem a 30% das aves existentes no Estado de São Paulo e 11% do Brasil, muitas das quais ameaçadas de extinção.

Entre elas, o papagaio-de-peito-roxo, arapuçu-de-bico-torto e a gralha picaça, responsável pela disseminação de sementes de araucária.

Entre os mamíferos, o visitante encontrará com facilidade esquilos pelas trilhas, mas a mata também abriga a onça-parda, conhecida como suçuarana, o quati e o mono-carvoeiro, um primata incluído na lista dos animais ameaçados de extinção.

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-mananciais-campos-do-jordao/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Estadual_dos_Mananciais_de_Campos_do_Jord%C3%A3o

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=836

http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-estaduais/parque-estadual-mananciais-de-campos-do-jordao/default.htm

http://www.wikiaves.com.br/areas:pe_dos_mananciais_de_campos_do_jordao:inicio

http://www.mosaicomantiqueira.org.br/site/