Parque Nacional Serra do Divisor

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Nacional da Serra do Divisor no Blog do WikiParques


Carregando mapa...
Parque Nacional Serra do Divisor
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Acre
Município: Cruzeiro do Sul, Port Walter, Mâncio Lima, Marecha Thaumaturgo e Rodigues Alves
Categoria: Parque
Bioma: Amazônia
Área: 837.555 hectares
Diploma legal de criação: Decreto n° 97.839 de 16 de junho de 1989.
Coordenação regional / Vinculação: Parna federal, órgão gestor ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)
Contatos: Tel: (68) 3322-7851 / 1203

Endereço sede: Rua Jamináuas, 1.556

Cruzeiro do Sul, Acre

CEP: 69.980-000

Email: pnsdc.ac@gmail.com

Localização

O Parque situa-se no extremo oeste do Acre. É o ponto mais Ocidental do país e abrange os municípios de Cruzeiro do Sul, Port Walter, Mâncio Lima, Marecha Thaumaturgo e Rodigues Alves.

Como chegar

O local é de difícil acesso e a infraestrutura para o turismo na região não é desenvolvida.

Da capital Rio Branco, existem voos para Cruzeiro do Sul com duração de 1h30. De lá, a principal via de acesso é fluvial pelo Rio Moa e leva cerca de 6 horas.

Na vazante, quando o rio está menos cheio, o trajeto pode ser ainda mais demorado. No verão amazônico, que ocorre entre os meses de junho e setembro, chove pouco e o Rio Moa fica baixo, tornando a navegação entre os atrativos mais demorada. No resto do ano, o rio fica mais volumoso, porém a chuva é abundante.

Ingressos

Não há estrutura de cobrança de ingresso.

Onde ficar

---

Objetivos específicos da unidade

A UC tem como objetivo a proteção a ecossistemas endêmicos e representativos do bioma Amazônia, do Complexo Fisiográfico da Serra do Divisor (que reúne a Formação Rio Azul, Formação Môa e Formação Divisor que formam a Serra da Jaquirana, Serra do Môa, Serra do Juruá- Mirim e Serra do Rio Branco).

O Parque pretende preservar a riqueza florística das tipologias vegetais do PNSD, cujos valores observados estão entre os mais altos já encontrados na Amazônia Brasileira. Além de proteger a diversidade biológica atuando como um banco genético para a ciência e os sítios paleontológicos localizados no Rio Juruá e seus afluentes.

Histórico

No interior do Parque, na margem direita do rio Môa habita a população indígena Nukini. Tem-se registros da existência de fósseis nas margens do rio Juruá, tanto na área do Parque como na margem direita. O nome da unidade originou-se de uma importante característica geomorfológica que existe na área que é o divisor de águas das bacias hidrográficas do Médio Vale do Rio Ucayali (Peru) e a do Alto Vale do Rio Juruá (Acre/Brasil).

O nome Divisor é pelo fato da localização do parque, no trecho que divide as águas entre as bacias hidrográficas do Vale do Médio Rio Ucayali (Peru) e do Alto Rio Juruá. As serras apresentam regiões alagadas, igapós, igarapés e lagos fluviais.

Atrações

O rio Juruá, um dos principais afluentes do Rio Amazonas e uma de suas atrações naturais, assim como o planalto composto pelas Serras da Jaquirana, do Moa, do Joá-Mirim e Rio Branco.

Aspectos naturais

Este é o quarto maior Parque Nacional do Brasil. A Serra do Divisor é a única cadeia de montanhas acreanas e é marco divisório das bacias d’água dos rios Ucayali (Peru) e Juruá (Brasil).

Grande parte de seu território é preservado. A floresta tropical aberta é o tipo de vegetação predominante.

Relevo e clima

O clima da região é tropical, quente e úmido, com temperatura média anual de 24°C. Os meses mais secos são agosto e setembro. O Parque pode ser visitado sem restrição durante o ano todo.

Fauna e flora

A fauna local apresenta cerca de 30 espécies ameaçadas, além de 485 espécies diferentes de pássaros. A maior parte da área é coberta de Floresta Tropical Aberta. A Floresta de Cipó caracteriza-se pelo espaçamento entre as árvores com as espécies juá, castanha-de-periquito, taperebá e inharé. Já a Floresta de Palmeira apresenta densidade de grupamentos das diversas espécies de Palmeiras, como a paxiúba-lisa, patauá, açaí, jaci, murumuru, paxiúba-barriguda, inajá e jarima

Em 2011 uma nova espécie de borboleta foi descoberta na região.

Problemas e ameaças

Algumas das pressões que a UC enfrenta são a ocupação humana, o extrativismo de madeira e outros produtos florestais, agricultura, pecuária, desmatamento, caça, pesca, comercialização de peles, extração de fósseis e mudanças artificiais nos cursos dos rios.

Fontes

http://observatorio.wwf.org.br/unidades/cadastro/346/

http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/amazonia/unidades-de-conservacao-amazonia/1974

Decreto de Criação: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Antigos/D97839.htm

http://www.brasil.gov.br/localizacao/parques-nacionais-e-reservas-ambientais/parque-nacional-da-serra-do-divisor-2013-ac

http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/acre/parque-nacional/serra-do-divisor/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-parques-nacionais-brasileiros/parque-nacional-da-serra-do-divisor.php

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/turismo/24753-serra-do-divisor-um-brasil-desconhecido.html

http://parnadivisor.blogspot.com.br/