Parque Natural Morro do Osso

De WikiParques
Revisão de 17h41min de 3 de junho de 2016 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Administration=Municipal |State=Rio Grande do Sul |Region=Sul |City=Porto Alegre, |Biome=Mata Atlântica |Area= 127 hectares |Legal documents=Lei Complementar nº 33...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Natural Morro do Osso
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Rio Grande do Sul
Município: Porto Alegre
Categoria:
Bioma: Mata Atlântica
Área: 127 hectares
Diploma legal de criação: Lei Complementar nº 334 de 27 de dezembro de 1994.
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAM
Contatos: Endereço: Rua Irmã Jacobina Veronese, s/nº

Telefone: (51) 3263-3769 e 3289-5071 Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18h

Localização

O Parque Natural Morro do Osso (PNMO) está localizado no Morro do Osso (30º07’S, 51º14’W), na porção sudeste do município de Porto Alegre, próximo à margem leste do Lago Guaíba, estando em área intermediária entre as avenidas Cavalhada e Coronel Marcos. Os bairros que cercam sua área, em maior ou menor extensão urbanizada, são Tristeza, Ipanema, Camaquã e Cavalhada.

Como chegar

o acesso ao Parque Natural Morro do Osso é facilitado pela existência de vias calçadas em suas duas entradas: a entrada principal, que oferece acesso através da Avenida Cavalhada, dobrando-se na Rua Adão Juvenal de Souza, logo continua-se pela rua Carlos de Paula Couto e, à esquerda dobra-se para a rua Jacomina Veronese, onde encontra-se a sede do Parque. A outra entrada, conhecida como Sétimo Céu, tem acesso pela Avenida Wenceslau Escobar até a rua Professor Padre Werner, porém apenas é permitida a entrada de pedestres e ciclistas, não havendo, no momento estrutura para recepção de visitantes.

Ingressos

Visitas orientadas podem ser agendadas por instituições de ensino e pesquisa.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Propiciar a proteção do meio ambiente, permitindo o contato e a integração da população com a área natural, juntamente com a proteção dos locais com elevada importância ambiental, permitindo a visitação da população em locais apropriados, onde a integridade da biodiversidade não fique comprometida.

Histórico

A criação do Parque Natural Morro do Osso foi resultante de uma demanda da população, em especial dos moradores dos bairros lindeiros e de ambientalistas. Em vários atos públicos na metade da década de 1980, eles reivindicaram a criação do parque, devido ao variado conjunto de atributos naturais e embasados no Plano Diretor vigente na época, que classificou o local como “área de preservação ecológica”

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

[[Category:]]