Parque Natural Municipal da Atalaia

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Município de Itajaí possui seis unidades de conservação, nas categorias de Proteção Integral e Uso Sustentável. Todas elas são mantidas, geridas e fiscalizadas pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), e possuem o objetivo maior de proteção aos recursos hídricos, biodiversidade, e os ecossistemas vinculados à estas áreas. A unidade mais conhecida é o Parque Natural Municipal da Atalaia


Parque Natural Municipal da Atalaia
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Santa Catarina
Município: Itajaí
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 19,5ha
Diploma legal de criação: Decreto Municipal nº 8.107/2007
Coordenação regional / Vinculação: Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI)
Contatos: Rua XV de Novembro, 378

Bairro: Centro Itajaí (SC) CEP: 88301-420 (47) 3348-8031

Localização

Rua Lila Heusi – Fazenda, Itajaí.

Como chegar

O acesso é feito pelo lado oeste através da rodovia Osvaldo Reis, a qual liga Balneário Camboriú à Itajaí. Há sinalização de orientação.

Ingressos

O Parque da Atalaia abre de quarta-feira a domingo, das 08 às 18 horas.

Onde ficar

A cidade oferece ampla rede de hospedagem.

Objetivos específicos da unidade

Proteção Integral e Uso Sustentável. A FAMAI utiliza o Parque também para realizar a soltura de animais silvestres capturados e/ou socorridos, após a sua reabilitação.

Histórico

Criado em 25 de janeiro de 2007.

Atrações

Com o intuito de proteger os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e biodiversidade, possui duas trilhas de aproximadamente 50 minutos que levam ao Mirante Água e ao Mirante Ar, sendo o primeiro destinado à educação ambiental, pesquisa científica, recreação ao ar livre, turismo e apreciação da exuberante beleza cênica e paisagística. O segundo Mirante, na zona de amortecimento do Parque (propriedade privada) é destinado, além destas atividades, principalmente ao vôo livre. O grau de dificuldade de ambas é leve e o tempo de percurso é entre 40 e 50 minutos.

Aspectos naturais

A área do parque é florestada, de relevo acidentado, com estrada de acesso interno em solo natural.

Relevo e clima

Relevo acidentado, o acesso é feito em estrada de terra até uma bifurcação a 600m de distância da entrada e 120m metros de altitude. Seguindo à direita, mais 400m chega-se à rampa de vôo livre, a 100m de altitude, com bela visão da foz do rio Itajaí-Açú. Seguindo à esquerda, mais 400m , chega-se à área da torre do Mirante, a 146m de altitude, com bela visão da cidade e do mar. Clima do litoral catarinense.

Fauna e flora

Dentre a flora encontrada na morraria do Atalaia, se pode encontrar 96 espécies distribuídas entre 37 famílias botânicas. A fauna também é bastante diversificada, pois foram detectadas aproximadamente 130 espécies de aves pertencentes à 37 famílias, além de répteis, anfíbios e mamíferos como o Tamanduá-mirim, Gambás, Gato-do-mato e Cotia.

Problemas e ameaças

Fontes

1.- http://famai.itajai.sc.gov.br/c/parque-da-atalaia#.WQ0XTVUrLIU 2.- http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/nossa-terra/2013/noticia/2013/11/parque-do-atalaia-reune-132-especies-de-aves-da-mata-atlantica-em-itajai.html 3.- https://www.youtube.com/watch?v=qk9SLrDI588