RPPN Madeiras

De WikiParques
Revisão de 22h06min de 12 de julho de 2016 por Bruna Cabral (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Introducao=A RPPN Madeiras foi criada pela Portaria n° 08/2010, com objetivo à preservação integral do meio natural, sendo vedadas todas as interferências sobre ...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

A RPPN Madeiras foi criada pela Portaria n° 08/2010, com objetivo à preservação integral do meio natural, sendo vedadas todas as interferências sobre este ecossistema e tem como principal bioma a Mata Atlântica, a qual se encontra em bom estágio de conservação.

Sua configuração se compõe de um fragmento de vegetação secundária de mata atlântica com área de 124,52ha, em terreno acidentado. Parte se encontrando dentro de um vale, além de topo de tabuleiro e em algumas áreas com acentuada declividade. Detém alguns cursos de água, como o Riacho Texeira que corta parte da reserva na porção sul. A Reserva pode ser dividida em porção norte e sul, ligadas por um estreito corredor de área reflorestada em sua porção central. Esta área apresenta em suas adjacências plantio de cana de açúcar.

A Reserva Madeira foi reconhecida pela UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, garantindo a área como referência em preservação do bioma da mata atlântica no Estado de Alagoas.



RPPN Madeiras
Esfera Administrativa: Particular
Estado: Alagoas
Município: Junqueiro
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural
Bioma: Mata Atlântica
Área: 124,52 hectares
Diploma legal de criação:
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos:

Localização

Como chegar

Ingressos

Entrada gratuita mediante agendamento.

Onde ficar

Teotônio Vilela - Pousada São Geraldo (82) 3543-3643

Objetivos específicos da unidade

Histórico

Atrações

Trilha interpretativa e banho de água mineral.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

O local é rico em sua biodiversidade abrigando vários animais locais como saguim, tatus, anfíbios diversos, cobras e aves;

A Reserva inclui pequenos vales úmidos, e grandes matacões que podem ser vistos por todos os lados, revestidos essencialmente pelos Liquens, Briófitas, Pteridófitas e Angiopermasrupículas. Podemos encontrar no local, espécimes de angelin, visgueiro, canzenze, ingás, massaranduba, ouricuri, emburi, pindoba, titara, leiteiro, maria-preta, murici, cabotã, laranjinha, coita-cavalo, entre outras

Problemas e ameaças

Fontes