Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal

De WikiParques
Revisão de 17h17min de 27 de dezembro de 2016 por Ferreira (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Introducao=''[http://www.wikiparques.org/tag/refugio-de-vida-silvestre-tabuleiro-do-embaubal/ Fique por dentro das novidades do Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro d...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal no Blog do WikiParques



Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Para
Município: Senador José Porfírio
Categoria: Refúgio de Vida Silvestre
Bioma: Amazônia
Área: 4.033,94 hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 1.566 de 17 de junho de 2016
Coordenação regional / Vinculação: Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará - IDEFLOR-Bio
Contatos:

Localização

O Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal está localizado no município de Senador José Porfírio, distante aproximadamente 906 km da cidade de Belém.

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

O Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal tem como objetivo central a proteção das áreas de desova da tartaruga da Amazônia e assim garantir a manutenção das espécies nos ecossistemas amazônicos, já que são animais migradores que partem de vários locais para desovar na região do Tabuleiro do Embaubal.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Fauna

O Tabuleiro do Embaubal constitui a maior área de desova da tartaruga da Amazônia Podocnemis expansa. Além da tartaruga, desovam na área Pitiús P. sextuberculata e Tracajás P. unifilis. Outras espécies aquáticas de importância para a conservação que ocorrem na área são o Boto-vermelho Inia geoffrensis, o peixe-boi amazônico Trichechus inunguis e jacarés Caiman crocodilus, Paleosuchus palpebrosus, P. trigonatus. Na região também são encontrados com abundância aves migratórias como a Águia pescadora Pandien haliaeteus, o Biguá Phalacrocorax brasilianus, o Maçarico, Família Scolopacidae e Charadriidae entre outras espécies.

Problemas e ameaças

Fontes

Página do Ideflor-bio