Reserva Biológica Estadual de Araras

De WikiParques
Revisão de 13h39min de 28 de janeiro de 2016 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Reserva Biológica Estadual de Araras
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Rio de Janeiro
Município: Petrópolis e Miguel Pereira
Categoria: Reserva Biológica
Bioma: Mata Atlântica
Área: 3.837,82 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 42.343, de 10 de março de 2010. Decreto Estadual nº 43.888, de 28 de fevereiro de 2012.
Coordenação regional / Vinculação: Inea - Instituto Estadual do Ambiente / Dibap - Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas
Contatos: Endereço da Sede: Estrada Bernardo Coutinho, nº 10.351 – Gleba do Horto

Jardim Araras, Araras - distrito de Cascatinha – Petrópolis CEP: 25.725- 020

Telefones: (24) 2225-9144 / (24) 2225-1749 E-mail: rebioararas.inea.rj@gmail.com

Localização

Como chegar

São três estradas no entorno direto da RBA:

1) A estrada entre Araras e Vale das Videiras, pavimentada, e de fundamental importância para o desenvolvimento turístico regional (RJ-117). Esta é uma rodovia do estado do Rio de Janeiro. Com 44 quilômetros de extensão, liga o município de Paty do Alferes à localidade de Araras, no município de Petrópolis. A maior parte da estrada é em leito natural, principalmente nos trechos de serra, que está em processo de pavimentação. Após a localidade de Vale das Videiras, já em Petrópolis, segue até Araras;

2) A estrada do Caminho do Ouro, ao sul da reserva, ligando Petrópolis a Miguel Pereira em estrada de chão, conhecida como Estrada da Vargem Grande. A Estrada do Rocio, também ao sul da Reserva, leva até os radares do CINDACTA, sistema de controle de tráfego aéreo. Região com poucas residências ao longo da estrada que segue o vale formado por um córrego que vai dar origem ao Rio da Cidade;

3) O trecho Rio – Petrópolis da BR-040, rodovia federal radial do Brasil. Seu ponto inicial fica na cidade de Brasília (DF), e o final, no Rio de Janeiro (RJ). Este trecho corta o sudeste da Reserva e o acesso a esta se dá na saída do Km 65 para Araras.

Existem ônibus circulando por toda a região, porém com poucos horários, na maioria conduzindo os passageiros até Corrêas, de onde se pode fazer baldeação para outras localidades. Algumas linhas conduzem diretamente para Itaipava.

Ingressos

É proibida a visitação pública, exceto aquela com objetivo educacional, de acordo com regulamento específico.

Onde ficar

É proibida a visitação pública, exceto aquela com objetivo educacional, de acordo com regulamento específico.

Objetivos específicos da unidade

A Reserva Biológica tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

Histórico

O histórico da RBA envolve primeiramente o seu reconhecimento como floresta protetora, depois Horto Florestal e posteriormente Reserva Biológica. No ano de 1987, a administração da área protegida passou à hoje extinta Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF, RJ), atualmente Inea. Em 18 de julho de 2000, com a promulgação da Lei Federal nº 9.985, que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), foram estabelecidos os procedimentos para a criação das Reservas Biológicas.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

O relevo é fortemente acidentado que proporciona o abrigo de uma rica vegetação rupícola, e nos topos das montanhas graníticas que a compõem encontramos também campos de altitude bem preservados.

O clima da cidade é o tropical de altitude, com verões úmidos e quentes e invernos secos e relativamente frios, com temperaturas médias entre 22° e 24° C e nos anos mais frios pode chegar a uma média de 19° C.

Fauna e flora

Problemas e ameaças

. Caça predatória; • Extrativismo vegetal (xaxim, palmito, orquídea e bromélia); • Especulação imobiliária no entorno; • Incêndios florestais.

Fontes

http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/BIODIVERSIDADEEAREASPROTEGIDAS/UnidadesdeConservacao/INEA_008604#

Plano de Manejo: http://www.inea.rj.gov.br/cs/groups/public/documents/document/zwew/mde5/~edisp/inea0019767.pdf

Reserva Biológica Estadual de Araras (RBA)