Mudanças entre as edições de "Reserva Biológica de Comboios"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '{{Parks |State=Espirito Santo |Region=Sudeste |City=Linhares, |Category=Reserva Biológica |Biome=Marinho Costeiro }}')
 
Linha 1: Linha 1:
 
{{Parks
 
{{Parks
 +
|Administration=Federal
 
|State=Espirito Santo
 
|State=Espirito Santo
 
|Region=Sudeste
 
|Region=Sudeste
|City=Linhares,
+
|City=Linhares
 
|Category=Reserva Biológica
 
|Category=Reserva Biológica
 
|Biome=Marinho Costeiro
 
|Biome=Marinho Costeiro
 +
|Area=784,63 hectares
 +
|Legal documents=Dec nº 90.222 de 25 de setembro de 1984
 +
|Coordination=A Reserva Biológica de Comboios localiza-se entre as coordenadas geográficas 19º38’ - 19º45’ de latitude Sul e 39º45’ - 39º55’ de longitude Oeste
 +
|Contacts=(27) 3274-1209/ 9984-4334
 +
comboios@tamar.org.br
 +
 +
|Location=A Reserva Biológica de Comboios localiza-se no norte do Estado do Espírito Santo, junto ao povoado de Regência, do município de Linhares.
 +
 +
 +
|How to get there=O acesso à Reserva, partindo-se de Vitória, pode ser feito através de dois caminhos:
 +
1) pela BR-101, seguindo até Bebedouro por 110 km, e daí por estrada de terra mais 38 km até o povoado de Regência;
 +
2) seguindo-se por cerca de 90 km pela ES-010 e mais 30 km em estrada de terra até a Reserva.
 +
O percurso de Vitória à Reserva leva normalmente 2 horas.
 +
O estado de conservação das rodovias citadas é regular.
 +
A cidade mais próxima à unidade é Linhares que fica a 130 km da capital do Estado do Espírito Santo, Vitória.
 +
 +
|Tickets=Não possui venda de ingressos
 +
|Where to stay=Reserva Biológica de Comboios; 7km ao norte de Comboios está o distrito de Regência, uma pequena comunidade de pescadores. Regência possui hotéis e pousadas pousadas e hotéis; Pousada Vila Sergio, Pousada Farol da Vila
 +
Pousada Costa do Sol
 +
 +
|Objectives=Preservar a fauna, flora e desovas de tartarugas marinhas que utilizam as praias da reserva para a perpetuação da espécie.
 +
|History=A Reserva Biológica de Comboios foi criada em 1984, pelo Governo federal, com o objetivo principal de proteger as desovas de tartaruga-de-couro, pois este é considerado um dos seus maiores sítios de desova dessa espécie no Estado.As praias da reserva abrigam o único ponto conhecido de concentração de desovas da Tartaruga Gigante - Demorchelyscoriacea e o segundo maior ponto de concentração da Tartaruga Cabeçuda - Carettacaretta, no Brasil. Em 1950, a região foi declarada, pelo Instituto Osvaldo Cruz, um dos mais importantes remanescentes de restinga do Brasil. Abriga várias espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, como a preguiça-de-coleira, o tamanduá e o macaco-prego.
 +
O nome faz referência à maneira como se organizavam os brancos colonizadores, em comboios e caravanas, para desbravar e explorar a região, quando ela ainda era habitada pelos índios botocudos, etnia extinta desde o início do Século XX. No limite sul da Reserva Biológica fica a Reserva Indígena de Comboios, habitada pelos índios tupiniquins.
 +
 +
|Features=A Reserva Biológica de Comboios foi criada em 1984, pelo Governo federal, com o objetivo principal de proteger as desovas de tartaruga-de-couro, pois este é considerado um dos seus maiores sítios de desova dessa espécie no Estado.As praias da reserva abrigam o único ponto conhecido de concentração de desovas da Tartaruga Gigante - Demorchelyscoriacea e o segundo maior ponto de concentração da Tartaruga Cabeçuda - Carettacaretta, no Brasil. Em 1950, a região foi declarada, pelo Instituto Osvaldo Cruz, um dos mais importantes remanescentes de restinga do Brasil. Abriga várias espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, como a preguiça-de-coleira, o tamanduá e o macaco-prego.
 +
O nome faz referência à maneira como se organizavam os brancos colonizadores, em comboios e caravanas, para desbravar e explorar a região, quando ela ainda era habitada pelos índios botocudos, etnia extinta desde o início do Século XX. No limite sul da Reserva Biológica fica a Reserva Indígena de Comboios, habitada pelos índios tupiniquins.
 +
 +
|Natural aspects=As zonas costeiras, tais como — deltáicos, estuarino-lagunares e campos de dunas. Esses sistemas localizados na interface — entre ambientes marinhos e continentais, Nestas zonas estão caracterizados os ambientes naturais de maior energia e de maiores taxas de sedimentação ou erosão da margem continental. Trata-se, obviamente, de ambientes em franco estado de antropização em toda a costa litorânea brasileira. As áreas de influência marinha, denominadas restingas, são as que atualmente representam fronteira de expansão do homem, particularmente para o desenvolvimento de atividades turísticas..
 +
|Geography and climate=O clima do Norte do Estado do Espírito Santo, caracteriza-se em quase toda sua extensão por médias térmicas anuais superiores a 20°C. No mês mais quente (fevereiro) a temperatura varia de 22 a 26°C, porém em alguns setores são observadas temperaturas mais baixas, embora a altitude, de um modo geral, muito raramente ultrapasse 900 m, onde a temperatura do mês mais frio (junho) encontra-se entre a média de 17 e 24°C .  O relevo apresenta os ambientes característicos da Zona Costeira constituem-se de depósitos sedimentares de origem marinha junto à costa, que vão dar origem às planícies litorâneas e terraços.
 +
|Fauna and flora=Toda costa litorânea é considerada como Complexo da Restinga. Segundo a Classificação da Vegetação Brasileira, ao longo do litoral, há freqüentemente terrenos instáveis cobertos por uma vegetação, em constante sucessão, de terófitos, criptófitos, hemicriptófitos, caméfitos e nanofanerófitos. As restingas são as formações mais conspícuas do Estado do Espírito Santo. A fauna é marcada por um levantamento rápido da Reserva Biológica de Comboios revelou a existência de 44 espécies pertencentes a 26 famílias e 13 ordens. A ordem com maior riqueza de espécies foi a de Passeriformes com 45% do total (20 espécies identificadas). Depoimentos de moradores locais atestam a existência de espécies raras da fauna brasileira, tais como: preguiça-de-coleira (Bradypustorquatus), tamanduá-mirim (Tamanduatetradactyla), ouriço-caixeiro (Sphignussp.a Das oito espécies de tartarugas marinhas existentes, cinco desovam nas praias brasileiras, entre outros. O maior argumento de conservação do território da reserva é o fato de a praia de Comboios ser o local de desova de duas tartarugas ameaçadas de extinção: Dermochelyscoriacea e Carettacaretta. Cheloniamydasc (tartaruga comum, tartaruga verde, suanha, aruanã etc.), Eretmochelysimbricatad (tartaruga de pente ou tartaruga legítima), Dermochelyscoriaceae (tartaruga de couro)
 +
|Threats and problems=Lista de Espécies Ameaçadas protegidas nesta Unidade de Conservação
 +
Papagaio - Chauá - Amazona rhodocorytha
 +
Saúva-preta - Atta robusta
 +
Preguiça de coleira - Bradypustorquatus
 +
Lagartinho-de-Linhares - Cnemidophorus nativo
 +
Onça-pintada - Pantheraonça
 +
 +
|Sources=http://www.regenciaecotur.com.br/novidades.asp?id=218
 +
http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/marinho/unidades-de-conservacao-marinho/2271-rebio-de-comboios.html
 +
http://www.aracruz.es.gov.br/turismo/atracoes-turisticas/9/
 +
http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/rebio_comboios.pdf
 +
http://www.hoteisepousadas.tur.br/praia-de-regencia/
 +
 
}}
 
}}

Edição das 00h09min de 16 de junho de 2015



Reserva Biológica de Comboios
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Espirito Santo
Município: Linhares
Categoria: Reserva Biológica
Bioma: Marinho Costeiro
Área: 784,63 hectares
Diploma legal de criação: Dec nº 90.222 de 25 de setembro de 1984
Coordenação regional / Vinculação: A Reserva Biológica de Comboios localiza-se entre as coordenadas geográficas 19º38’ - 19º45’ de latitude Sul e 39º45’ - 39º55’ de longitude Oeste
Contatos: (27) 3274-1209/ 9984-4334

comboios@tamar.org.br

Localização

A Reserva Biológica de Comboios localiza-se no norte do Estado do Espírito Santo, junto ao povoado de Regência, do município de Linhares.

Como chegar

O acesso à Reserva, partindo-se de Vitória, pode ser feito através de dois caminhos: 1) pela BR-101, seguindo até Bebedouro por 110 km, e daí por estrada de terra mais 38 km até o povoado de Regência; 2) seguindo-se por cerca de 90 km pela ES-010 e mais 30 km em estrada de terra até a Reserva. O percurso de Vitória à Reserva leva normalmente 2 horas. O estado de conservação das rodovias citadas é regular. A cidade mais próxima à unidade é Linhares que fica a 130 km da capital do Estado do Espírito Santo, Vitória.

Ingressos

Não possui venda de ingressos

Onde ficar

Reserva Biológica de Comboios; 7km ao norte de Comboios está o distrito de Regência, uma pequena comunidade de pescadores. Regência possui hotéis e pousadas pousadas e hotéis; Pousada Vila Sergio, Pousada Farol da Vila Pousada Costa do Sol

Objetivos específicos da unidade

Preservar a fauna, flora e desovas de tartarugas marinhas que utilizam as praias da reserva para a perpetuação da espécie.

Histórico

A Reserva Biológica de Comboios foi criada em 1984, pelo Governo federal, com o objetivo principal de proteger as desovas de tartaruga-de-couro, pois este é considerado um dos seus maiores sítios de desova dessa espécie no Estado.As praias da reserva abrigam o único ponto conhecido de concentração de desovas da Tartaruga Gigante - Demorchelyscoriacea e o segundo maior ponto de concentração da Tartaruga Cabeçuda - Carettacaretta, no Brasil. Em 1950, a região foi declarada, pelo Instituto Osvaldo Cruz, um dos mais importantes remanescentes de restinga do Brasil. Abriga várias espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, como a preguiça-de-coleira, o tamanduá e o macaco-prego. O nome faz referência à maneira como se organizavam os brancos colonizadores, em comboios e caravanas, para desbravar e explorar a região, quando ela ainda era habitada pelos índios botocudos, etnia extinta desde o início do Século XX. No limite sul da Reserva Biológica fica a Reserva Indígena de Comboios, habitada pelos índios tupiniquins.

Atrações

A Reserva Biológica de Comboios foi criada em 1984, pelo Governo federal, com o objetivo principal de proteger as desovas de tartaruga-de-couro, pois este é considerado um dos seus maiores sítios de desova dessa espécie no Estado.As praias da reserva abrigam o único ponto conhecido de concentração de desovas da Tartaruga Gigante - Demorchelyscoriacea e o segundo maior ponto de concentração da Tartaruga Cabeçuda - Carettacaretta, no Brasil. Em 1950, a região foi declarada, pelo Instituto Osvaldo Cruz, um dos mais importantes remanescentes de restinga do Brasil. Abriga várias espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, como a preguiça-de-coleira, o tamanduá e o macaco-prego. O nome faz referência à maneira como se organizavam os brancos colonizadores, em comboios e caravanas, para desbravar e explorar a região, quando ela ainda era habitada pelos índios botocudos, etnia extinta desde o início do Século XX. No limite sul da Reserva Biológica fica a Reserva Indígena de Comboios, habitada pelos índios tupiniquins.

Aspectos naturais

As zonas costeiras, tais como — deltáicos, estuarino-lagunares e campos de dunas. Esses sistemas localizados na interface — entre ambientes marinhos e continentais, Nestas zonas estão caracterizados os ambientes naturais de maior energia e de maiores taxas de sedimentação ou erosão da margem continental. Trata-se, obviamente, de ambientes em franco estado de antropização em toda a costa litorânea brasileira. As áreas de influência marinha, denominadas restingas, são as que atualmente representam fronteira de expansão do homem, particularmente para o desenvolvimento de atividades turísticas..

Relevo e clima

O clima do Norte do Estado do Espírito Santo, caracteriza-se em quase toda sua extensão por médias térmicas anuais superiores a 20°C. No mês mais quente (fevereiro) a temperatura varia de 22 a 26°C, porém em alguns setores são observadas temperaturas mais baixas, embora a altitude, de um modo geral, muito raramente ultrapasse 900 m, onde a temperatura do mês mais frio (junho) encontra-se entre a média de 17 e 24°C . O relevo apresenta os ambientes característicos da Zona Costeira constituem-se de depósitos sedimentares de origem marinha junto à costa, que vão dar origem às planícies litorâneas e terraços.

Fauna e flora

Toda costa litorânea é considerada como Complexo da Restinga. Segundo a Classificação da Vegetação Brasileira, ao longo do litoral, há freqüentemente terrenos instáveis cobertos por uma vegetação, em constante sucessão, de terófitos, criptófitos, hemicriptófitos, caméfitos e nanofanerófitos. As restingas são as formações mais conspícuas do Estado do Espírito Santo. A fauna é marcada por um levantamento rápido da Reserva Biológica de Comboios revelou a existência de 44 espécies pertencentes a 26 famílias e 13 ordens. A ordem com maior riqueza de espécies foi a de Passeriformes com 45% do total (20 espécies identificadas). Depoimentos de moradores locais atestam a existência de espécies raras da fauna brasileira, tais como: preguiça-de-coleira (Bradypustorquatus), tamanduá-mirim (Tamanduatetradactyla), ouriço-caixeiro (Sphignussp.a Das oito espécies de tartarugas marinhas existentes, cinco desovam nas praias brasileiras, entre outros. O maior argumento de conservação do território da reserva é o fato de a praia de Comboios ser o local de desova de duas tartarugas ameaçadas de extinção: Dermochelyscoriacea e Carettacaretta. Cheloniamydasc (tartaruga comum, tartaruga verde, suanha, aruanã etc.), Eretmochelysimbricatad (tartaruga de pente ou tartaruga legítima), Dermochelyscoriaceae (tartaruga de couro)

Problemas e ameaças

Lista de Espécies Ameaçadas protegidas nesta Unidade de Conservação Papagaio - Chauá - Amazona rhodocorytha

Saúva-preta - Atta robusta

Preguiça de coleira - Bradypustorquatus Lagartinho-de-Linhares - Cnemidophorus nativo

Onça-pintada - Pantheraonça

Fontes

http://www.regenciaecotur.com.br/novidades.asp?id=218 http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/marinho/unidades-de-conservacao-marinho/2271-rebio-de-comboios.html http://www.aracruz.es.gov.br/turismo/atracoes-turisticas/9/ http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/rebio_comboios.pdf http://www.hoteisepousadas.tur.br/praia-de-regencia/