Mudanças entre as edições de "Reserva Biológica de Duas Bocas"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Este verbete está sendo editado por alunos da turma de Biologia da Conservação, do curso de Ciências Biológicas Bacharelado da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA UfFES))
 
Linha 1: Linha 1:
{{Parks}}
+
{{Parks
 +
|Administration=Estadual
 +
|State=Espirito Santo
 +
|Region=Sudeste
 +
|City=Cariacica
 +
|Category=Reserva Biológica
 +
|Biome=Mata Atlântica
 +
|Area=2900
 +
|Legal documents=Lei ordinária nº 4503, de 02/01/1991
 +
|Coordination=Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo
 +
|Contacts='''Endereço:''' Rodovia BR 262, Km 0 - Jardim América - Cariacica/ES - CEP: 29.140-500<br>
 +
'''E-mail:''' rebiodb@iema.es.gov.br<br>
 +
'''Telefone:''' (27) 3636-2570
 +
|Tickets='''Situação da visitação:''' Aberto com autorização especial<br>
 +
'''Período:''' 01/01 a 30/10<br>
 +
'''Dias da semana:''' Terça a Quinta<br>
 +
'''Horários:''' 08:30 a 16:30<br>
 +
'''Portões de acesso:''' Duas Bocas<br>
 +
Cariacica<br>
 +
'''Informações complementares:''' visita para educação ambiental
 +
|Objectives=Tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.
 +
|History=Foi criada inicialmente como Reserva Florestal. Em 1991, por meio da Lei Estadual nº 4.503, teve sua categoria redefinida. É de posse e domínio públicos. Sua área sofreu alterações antrópicas pelo cultivo de banana e de café e de atividades de pastoreio. A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro. As principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas. A reserva representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação e abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.
 +
|Features=Nesta reserva está localizada a represa de Duas Bocas, inaugurada pelo Presidente Getúlio Vargas, e abastecida pelos rios Pau Amarelo, Rios Panela e Naia-Assú.
 +
|Natural aspects='''Solo:''' Predominan os latossolo vermelho amarelo.
 +
 
 +
'''Geologia:''' Predominam os gnaisses kinzigísticos
 +
 
 +
'''Hidrologia:''' Apresenta uma malha hídrica com inúmeros afluentes os quais constituem três rios principais, Panelas, Naia-Assú e Pau Amarelo, que deságuam na Represa de Duas Boca (Barramento artificial com 51 há de lamina d'água ) utilizada para o abastecimento humano.
 +
|Geography and climate=Pertence ao domínio da região de escarpas e maciços modelados em rochas do complexo cristalino, na unidade dos planaltos dos cristalinos rebaixados, definidos geomorfologicamente como região deprimida das dobras de fundo.
 +
|Fauna and flora=140 espécies, quase todas arbóreas. Dentre estas,destacam-se por sua importância as braúnas, canelas, cedros, ipês, jarandás, copaíba e parajus.
 +
|Sources=http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1667
 +
 
 +
http://www.meioambiente.es.gov.br/default.asp?pagina=16702
 +
}}

Edição das 14h44min de 11 de junho de 2015



Reserva Biológica de Duas Bocas
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Espirito Santo
Município: Cariacica
Categoria: Reserva Biológica
Bioma: Mata Atlântica
Área: 2900
Diploma legal de criação: Lei ordinária nº 4503, de 02/01/1991
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo
Contatos: Endereço: Rodovia BR 262, Km 0 - Jardim América - Cariacica/ES - CEP: 29.140-500

E-mail: rebiodb@iema.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-2570

Localização

Como chegar

Ingressos

Situação da visitação: Aberto com autorização especial
Período: 01/01 a 30/10
Dias da semana: Terça a Quinta
Horários: 08:30 a 16:30
Portões de acesso: Duas Bocas
Cariacica
Informações complementares: visita para educação ambiental

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

Histórico

Foi criada inicialmente como Reserva Florestal. Em 1991, por meio da Lei Estadual nº 4.503, teve sua categoria redefinida. É de posse e domínio públicos. Sua área sofreu alterações antrópicas pelo cultivo de banana e de café e de atividades de pastoreio. A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro. As principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas. A reserva representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação e abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.

Atrações

Nesta reserva está localizada a represa de Duas Bocas, inaugurada pelo Presidente Getúlio Vargas, e abastecida pelos rios Pau Amarelo, Rios Panela e Naia-Assú.

Aspectos naturais

Solo: Predominan os latossolo vermelho amarelo.

Geologia: Predominam os gnaisses kinzigísticos

Hidrologia: Apresenta uma malha hídrica com inúmeros afluentes os quais constituem três rios principais, Panelas, Naia-Assú e Pau Amarelo, que deságuam na Represa de Duas Boca (Barramento artificial com 51 há de lamina d'água ) utilizada para o abastecimento humano.

Relevo e clima

Pertence ao domínio da região de escarpas e maciços modelados em rochas do complexo cristalino, na unidade dos planaltos dos cristalinos rebaixados, definidos geomorfologicamente como região deprimida das dobras de fundo.

Fauna e flora

140 espécies, quase todas arbóreas. Dentre estas,destacam-se por sua importância as braúnas, canelas, cedros, ipês, jarandás, copaíba e parajus.

Problemas e ameaças

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1667

http://www.meioambiente.es.gov.br/default.asp?pagina=16702