Reserva Biológica de Duas Bocas

De WikiParques
Revisão de 13h31min de 16 de junho de 2015 por Karina Ferreira (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Reserva Biológica de Duas Bocas
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Espirito Santo
Município: Cariacica
Categoria: Reserva Biológica
Bioma: Mata Atlântica
Área: 2900 hectares
Diploma legal de criação: Lei ordinária nº 4503, de 02/01/1991
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo
Contatos: Endereço: Rodovia BR 262, Km 0 - Estr. Roda D'água - Viana - Cariacica/ES - CEP: 29135-000

E-mail: rebiodb@iema.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-2570

Localização

A reserva biológica está localizada na comunidade de Duas Bocas, árear rural do município de Cariacica, Espírito Santo, Brasil. Está há 27km da capital, Vitória.

Como chegar

Partindo da rodoviária de Vitória até a Reserva Biológica de Duas Bocas: - De carro: (1 hora - exatamente 26,7km) dirija por BR-262 e R. Formante, depois segue até Estr. Roda d'Água; - Transporte público: não disponível, pois a reserva situa-se em local onde não há via de ônibus. - A pé: inviável

Ingressos

Situação da visitação: Aberto com autorização especial
Período: 01/01 a 30/10
Dias da semana: Terça a Quinta
Horários: 08:30 a 16:30
Portões de acesso: Duas Bocas
Cariacica
Informações complementares: visita para educação ambiental

Onde ficar

Atualmente, há três alojamentos na unidade, sendo dois na sede e um na parte sul.

Objetivos específicos da unidade

Tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

Histórico

Foi criada inicialmente como Reserva Florestal. Em 1991, por meio da Lei Estadual nº 4.503, teve sua categoria redefinida. É de posse e domínio públicos. Sua área sofreu alterações antrópicas pelo cultivo de banana e de café e de atividades de pastoreio. A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro. As principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas. A reserva representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação e abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.

Atrações

Nesta reserva está localizada a represa de Duas Bocas, inaugurada pelo Presidente Getúlio Vargas, e abastecida pelos rios Pau Amarelo, Rios Panela e Naia-Assú.

Aspectos naturais

Solo: Predominan os latossolo vermelho amarelo.

Geologia: Predominam os gnaisses kinzigísticos

Hidrologia: Apresenta uma malha hídrica com inúmeros afluentes os quais constituem três rios principais, Panelas, Naia-Assú e Pau Amarelo, que deságuam na Represa de Duas Boca (Barramento artificial com 51 há de lamina d'água ) utilizada para o abastecimento humano.

Relevo e clima

Pertence ao domínio da região de escarpas e maciços modelados em rochas do complexo cristalino, na unidade dos planaltos dos cristalinos rebaixados, definidos geomorfologicamente como região deprimida das dobras de fundo.

Fauna e flora

140 espécies, quase todas arbóreas. Dentre estas,destacam-se por sua importância as braúnas, canelas, cedros, ipês, jarandás, copaíba e parajus.

Problemas e ameaças

A Reserva Biológica de Duas Bocas, sempre foi protegida para a produção de água e sucessivo uso humano. Porém, é um desafio saber é conciliar sua proteção com a vocação de uso dos recursos naturais apresentada em seu entorno, inclusive com as modificações decorrentes do crescimento econômico da zona peri-urbana de Vitória; e ainda há uma área da reserva bastante antropizada.

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1667

http://www.meioambiente.es.gov.br/default.asp?pagina=16702