Reserva Biológica de Serra Negra

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar




Reserva Biológica de Serra Negra
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Pernambuco
Município: Floresta, Inajá e Tacaratu
Categoria: Refúgio de Vida Silvestre
Bioma: Caatinga
Área: 624,85 hectares
Diploma legal de criação: Dec nº 87.591 de 20 de setembro de 1982
Coordenação regional / Vinculação: CR6 -Cabedelo
Contatos: TELEFONE: (81) 3267-5651/3267-2472/87 – 8833.0060 / 9634.2361/ 81-9104.7087

Localização

Rua Santa Isabel, s/n. Prédio do DNOCS. Centro - Ibimirim - PE. CEP - 56580.000

Como chegar

A REBIO fica às margens da rodovia que liga Recife à Petrolina, distante 16 km da rodovia BR-110. Partindo-se de Recife, toma-se a BR-232 até Cruzeiro do Nordeste; em seguida, entra à esquerda pela BR-110, na direção de Petrolândia; ao chegar ao local conhecido como Baixa do Juazeiro (40 km após Ibimirim), entra-se à direita pela estrada municipal carroçável; ao percorrer 16 km chega-se à Reserva Biológica de Serra Negra, que está a 337 km de Recife. As estradas têm boas condições de manutenção, embora em alguns trechos da BR-110 o segmento se apresente sem revestimento asfáltico e sob condições razoáveis. O percurso todo leva, aproximadamente, seis horas.

Ingressos

Não está aberto à visitação

Onde ficar

A Reserva Biológica de Serra Negra situa-se no semi-árido pernambucano, entre os municípios de Inajá, Floresta e Tacaratu e é a única Unidade de Conservação federal de floresta serrana no Estado.

Objetivos específicos da unidade

A Reserva Biológica de Serra Negra se enquadrar na categoria manejo de proteção integral, não admite o uso direto de seus recursos naturais, permitindo apenas as atividades de pesquisa científica (devidamente autorizadas pela autoridade competente) e educação ambiental.

Histórico

Antes de ser decretada como Unidade de Conservação, á área hoje ocupada pela Reserva Biológica de Serra Negra era utilizada para práticas agrícolas de subsistência (cultivo de mandioca, abacaxi, entre outros) pelos índios que habitavam a região. Reconhecendo a importância dos brejos de altitude presentes na área, os professores Vasconcelos Sobrinho (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE) e Dárdano de Andrade Lima (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) propuseram a criação de uma área protegida que viesse a garantir a manutenção daqueles ecossistemas no longo do tempo. Em 1950, a área onde se situa a atual Reserva Biológica de Serra Negra foi declarada Floresta Protetora da União pelo Decreto Federal 28.348 de 7 de junho. Em 20 de setembro de 1982, tal área protegida se torna a primeira Reserva Biológica federal do Brasil, por meio do Decreto 87.591.

Atrações

A importância da REBIO de Serra Negra pode ser evidenciada, ainda, quando se leva em conta a escassez de unidades de proteção integral no bioma Caatinga, especialmente, no particular ambiente dos Brejos de Altitude. Os locais de ocorrência destes importantes ecossistemas constituem áreas prioritárias para o estabelecimento de unidades de conservação, especialmente de proteção integral.

Aspectos naturais

Embora de extensão territorial pequena, em seus 1.044 ha são identificados ecossistemas de relevante importância devido as suas características fisiográficas, ambientais, históricas, culturais e ecológicas, diferenciando-se dos demais ecossistemas do Estado de Pernambuco.

Relevo e clima

A REBIO recebeu este nome devido a um monte tabular, estreito, denominado Serra Negra pela população local, antigos índios Pipipã. O platô da Serra apresenta aproximadamente 879 metros de largura, e 3.144 metros de comprimento.

Clima de caráter sub-desértico quente, de tendência tropical, com seca de inverno e índice xerotérmico entre 300 e 200, que abrange uma faixa estreita ao longo do vale do rio São Francisco.

Fauna e flora

Maior parte inserida no bioma da Caatinga, com ocorrência de formações de Brejos de Altitude (Mata Atlântica). Dentre suas riquezas naturais, destacam-se algumas espécies de aves ameaçadas de extinção e/ou endêmicas, como o joão-xique-xique Gyalophylax hellmayri, a cara-suja Pyrrhura griseipectus, uma das espécies de periquito mais ameaçadas das Américas e considerada “criticamente ameaçada”, e outras de valor comercial e alvo de caçadores, como o lambu Crypturellus sp. e o jacu Penelope jacucaca.

Problemas e ameaças

Desmatamento, caça, extração de recursos naturais, presença de espécies exóticas (principalmente gado, além de café, eucalipto e jaca), trânsito constante de moradores, existência de cemitérios indígenas.

Fontes

http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/caatinga/unidades-de-conservacao-caatinga/2136

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/serra%20negra-analiseunidade.pdf

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/serra%20negra_contextualiza%C3%A7%C3%A3o.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Reserva_Biol%C3%B3gica_de_Serra_Negra