Reserva Biológica de Una

De WikiParques
Revisão de 03h21min de 22 de dezembro de 2017 por Danybsj (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar




Reserva Biológica de Una
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Bahia
Município: Una
Categoria: Reserva Biológica
Bioma: Mata Atlântica
Área: 18.715,06 hectares
Diploma legal de criação: Dec nº 85.463 de 10 de dezembro de 1980
Coordenação regional / Vinculação: CR7 – Porto Seguro
Contatos: COORDENAÇÃO REGIONAL DA 7ª REGIÃO - CR7

Rua Momoeiro, nº 25, Bairro Taperapuã - Porto Seguro-BA CEP:45810-000 Fone: (73) 3288-1633 e (73) 3288-1518 Email: cr7.icmbio@icmbio.gov.br

Localização

Reserva Biológica de Una - CEP: 45.690-000 Una-BA

Como chegar

Para atingir a Unidade partindo-se de Salvador, segue pela BR-101, sentido Itabuna. Nesta cidade, toma-se a rodovia BR-415 para Ilhéus, de onde segue pela BA-001 até uma estrada vicinal não asfaltada.

Ingressos

Não está aberta à visitação

Onde ficar

A Reserva Biológica de Una localiza-se ao sul do estado da Bahia, distante cerca de 500 km de Salvador, 58 km de Ilhéus e 13 km da sede do município de Una.

Objetivos específicos da unidade

A Reserva Biológica de UNA tem por finalidade precípua a proteção da flora, da fauna e das belezas naturais ali existentes, sendo vedadas as atividades de utilização, perseguição, caça, apanha ou introdução de espécies de flora e fauna silvestres e domésticas ressalvadas as atividades científicas devidamente autorizadas pela autoridade competente.

Histórico

Desde o início da década de 70, técnicos da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente - FEEMA estudaram e recomendaram a preservação do frágil ecossistema existente no sul da Bahia, mais precisamente no município de Una. Neste local foram identificados, não só, várias espécies de fauna e flora indígena, como também o habitat natural do mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas). Em 30 de março de 1976 o Delegado Estadual do extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF na Bahia, apresentou ao diretor do Departamento de Parques Nacionais e Reservas Equivalentes - DN, o relatório do Dr. Adelmar Coimbra-Filho sobre a "REBIO do Mico-leão", localizada no município de Una. Esta avaliação foi solicitada pela presidência do IBDF e da FEEMA para escolher terras deste município, com o intuito do estabelecimento de uma Reserva Biológica, tendo em mente a preservação da biota rica em formas ameaçadas de desaparecimento, em especial o mico-leão-da-cara-dourada. Infelizmente, desde 1969 quando o Sr. Coimbra esteve em Una pela primeira vez e, até 1976, a situação mudou muito, praticamente toda a parte de solos melhores do município, onde crescem as matas mais opulentas, já haviam sido transformados num mosaico de propriedades relativamente pequenas, que sofreram desmatamento para aproveitamento agrícola, e as matas restantes situavam-se em tabuleiros terciário de latossolo, extremamente pobre. Quase um mês após este ocorrido, em 22 de abril de 1976, o Delegado Estadual do IBDF da Bahia, Sr. Renato Braga de Aragão, em carta ao Secretário Geral do IBDF, sugere a imediata aquisição das áreas pertencentes ao espólio Manuel Joaquim de Carvalho, num total de cerca de 4.130 ha. Em 09 de julho de 1980, o então presidente do IBDF, Sr. Mauro Silva Reis encaminha ao Ministro de Estado da Agricultura, Sr. Angelo Amauri Stábile, a minuta do decreto e exposição de motivos para criação da Reserva Biológica de Una.

Atrações

Representa um dos últimos remanescentes das Florestas Costeiras da Bahia e é principal área protegida do mico-leão-de-cara-dourada.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Floresta Atlântica, Floresta Ombrófila Densa. Lar do Leontopithecus chrysomelas, espécie drasticamente ameaçada de extinção no Brasil, que possui ali o seu habitat, já bastante fragmentado, devido a intensa exploração madeireira.

Problemas e ameaças

Agricultura, pecuária e extração de madeira por proprietários e posseiros, extração de piaçava e caça.

Fontes

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/REBIO%20Una.pdf

http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/mata-atlantica/unidades-de-conservacao-mata-atlantica/2158

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1980-1989/1980-1984/D85463.htm