Reserva Biológica do Abufari

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Está localizado, dentro da Reserva Biológica do Abufari, um dos maiores tabuleiros de desova de quelônios de água doce da Amazônia, local onde anualmente nascem mais de 200.000 tartarugas de água doce, espécie Podocnemis expansa, ameaçada de extinção, além de outras duas espécies de quelônios, Podocnemis sextuberculata e Podocnemis unifilis A Reserva Biológica do Abufari apresenta diversas regiões de extrema diversidade e riqueza biológica, umas dessas regiões é conhecida como complexo lacustre do Chapéu, ecossitema complexo, mega diverso, e composto por centenas de lagos, furos, igarapés e igapós.

Fique por dentro das novidades da Reserva Biológica do Abufari no Blog do WikiParques



Reserva Biológica do Abufari
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Amazonas
Município: Tapauá (AM)
Categoria: Reserva Biológica
Bioma: Amazônia
Área: 233.864,64 hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 87.585 de 20 de setembro de 1982
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

CR2 – Manaus

Contatos: Gestor: Angela Midori Furuya Pacheco

Endereço: Av. Costa e Silva, 56 - Tapauá
CEP: 69480000
Bairro: Manoel Costa
UF: AM
Cidade: Tapauá
Site:
Telefone: (97) 33911462
E-mail: angela.midori@icmbio.gov.br

Localização

Praia do Abufari, localizada no município de Tapauá no estado do Amazonas.

Como chegar

Ingressos

Não está aberta à visitação

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

Histórico

Esta Reserva foi criada no dia 20 de setembro de 1982 pelo Decreto nº 87.585.Vários estudos precederam a criação dessa unidade de conservação. Entre elas destacamos os efetuados pelo IBDF com apoio financeiro do POLAMAZÔNIA, por serem os mais completos.

Quando o estudo da área para a criação da Reserva Biológica, dentre os inúmeros igarapés e lagos dois chamaram a atenção da equipe: o igarapé do Chapéu, onde constatou-se a presença do peixe-boi, e o igarapé do Panelão, onde havia grande concentração de garças, maçaricos, cararás, arirambas, maguaris, etc.

Atrações

A reserva é importante na proteção de tartarugas (Podocnemis expansa) de água doce da bacia amazônica, protegendo até 225 mil indíviduos.

Aspectos naturais

De forma superficial, apresenta três espécies de quelônios ameaçados de extinção, Podocnemis expansa, P. sextuberculata e P. unifilis, além jacaré-açu, grande variedade de espécies de aves, além de apresentar em seu interior rios e lagos considerados os mais piscosos da Amazônia.

Relevo e clima

O clima da região é quente e constantemente úmido. A temperatura média do mês mais frio é superior a 20ºC. Os índices pluviométricos oscilam entre 2.300 e 2.750mm anuais, sendo o período do que vai de janeiro até maio o mais chuvoso e o de junho até setembro, o menos chuvoso. A temperatura média das máximas é de 32ºC.

Fauna e flora

A Reserva situa-se nos terraços e planícies aluviais de origem holocênica, onde ocorrem três fitofisionomias intimamente ligadas a topografia que são: Floresta Aluvial, Formações Pioneiras e Floresta Densa Tropical com ocorrência de espécies de flora já em perigo de extinção como o pau-rosa, entre outros. A área abriga grande abundância de quelônios, em especial a tartaruga-da-amazonia, que utiliza suas praias para postura. O melhor tabuleiro de desova do rio Purus e um dos maiores da Amazônia encontra-se dentro da área agora protegida.

Problemas e ameaças

Fontes

ICMBio

Cadastro CNUC