Reserva Biológica do Jaru

De WikiParques
Revisão de 00h16min de 24 de novembro de 2017 por Danybsj (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Administration=Federal |State=Rondonia |Region=Norte |City=Machadinho D Oeste, Vale do Anari, Theobroma, Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso e Ji-Paraná |Category=...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar




Reserva Biológica do Jaru
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Rondonia
Município: Machadinho D Oeste, Vale do Anari, Theobroma, Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso e Ji-Paraná
Categoria: Reserva Biológica
Bioma:
Área: 346.861,17 hectares
Diploma legal de criação: Dec nº 83.716 de 11 de julho de 1979 / Dec s/nº de 02 de maio de 2006
Coordenação regional / Vinculação: CR1 – Porto Velho
Contatos: TELEFONE: (69) 3423- 5436/ VOIP (61) 3341-9759

Localização

Rua São Cristovão, 903 - Bairro Jardim Presidencial Ji-Paraná – CEP:76901-038

Como chegar

Ingressos

Não está aberta à visitação

Onde ficar

Situada na parte leste do estado de Rondônia, faz fronteira com Mato Grosso.

Objetivos específicos da unidade

Tem por finalidade a proteção da flora, fauna e das belezas naturais existentes no local, podendo ser utilizada para fins científicos, observadas as normas em vigor.

Histórico

A Reserva do Jaru foi criada na mesma área da antiga Reserva Florestal do Jaru, criada em 1961 com área de 679.600 ha. Entretanto, por causa de problemas fundiários, houve redução da área originalmente protegida. Parte foi destinada ao Projeto Agrícola Burareiro e o restante desapropriado e regularizado, o que evitou conflitos fundiários. Há contudo invasões de pequenos agricultores.

Atrações

Aspectos naturais

A Reserva Biológica mantém sob proteção, extensa área de Floresta Ombrófila Aberta, praticamente intocada, com grande diversidade biológica, entre o limite estadual de Rondônia e de Mato Grosso, o igarapé Azul e o rio Machado. Estas peculiaridades definem a Reserva Biológica do Jaru como um dos mais importantes refúgios para a fauna silvestre do Estado e de toda a região.

Relevo e clima

Quente e úmido com precipitações elevadas, cujo total anual compensa a ocorrência de uma estação seca, permitindo a existência de florestas tropicais.

Serra do mar e mais 63 ilhas. O solo é do tipo Latossolo amarelo-Litossol. A serra atinge 1500m de altitude, possui o único Fiorde do Brasil; um braço de mar que avança 10 Km para dentro do continente.

Fauna e flora

Podemos citar como representantes da fauna da Reserva macacos, guaribas , micos, tamanduás, jacarés e tartarugas. A avifauna é riquíssima: mutuns, jacumins, entre outros. Possui cerca de 2.000 espécies de peixes e 11% de aves conhecidas. A vegetação é composta por Floresta Fluvial predominante com cobertura vegetal do tipo Floresta Tropical Aberta com Palmeiras.

Problemas e ameaças

Invasões e caça.

Fontes

https://uc.socioambiental.org/uc/3494

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D83716.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Reserva_Biol%C3%B3gica_do_Jaru

http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/amazonia/unidades-de-conservacao-amazonia/1999-rebio-do-jaru