Reserva Biológica das Araucárias

De WikiParques
Revisão de 23h43min de 14 de novembro de 2017 por Danybsj (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar




Reserva Biológica das Araucárias
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Parana
Município: Imbituva, Teixeira Soares e Ipiranga
Categoria: Reserva Biológica
Bioma: Mata Atlântica
Área: 14.930,49 hectares
Diploma legal de criação: Dec s/nº de 23 de março de 2006
Coordenação regional / Vinculação: CR9 – Florianópolis
Contatos: TELEFONE: (42) 3229-0140

Localização

Como chegar

Ingressos

Não está aberto a visitação.

Onde ficar

Rua Jaime Pinto Rosas, nº 81 - Bairro Jardim Carvalho - Ponta Grossa/PR - CEP: 84015-600

Objetivos específicos da unidade

Foi criada com os objetivos de preservar os ambientes naturais ali existentes com destaque para os remanescentes de Floresta Ombrófila Mista e Várzeas, bem como realizar pesquisas científicas e desenvolver atividades de educação ambiental.

Histórico

Reserva Biológica das Araucárias (REBIO das Araucárias) é uma Unidade de Conservação Federal localizada nos Campos Gerais do Paraná, região com grande importância agrossilvipastoril no cenário nacional. Nesse contexto, a unidade foi criada no ano de 2006 num ambiente de muita discussão, conflitos e resistência política em relação à forma de conservação dos últimos remanescentes de campos e florestas das paisagens naturais da Floresta Ombrófila Mista, também conhecida como Floresta com Araucárias.

Atrações

Em termos de Patrimônio Natural, a região dos Campos Gerais tem um valor imensurável devido aos fatores determinantes de sua geologia e geomorfologia que resultam ambientes complexos de campos naturais entremeados com capões de mata e matas ciliares em relevos com afloramentos rochosos em maior ou menor grau. Ocorrem, na região, diversas cachoeiras, furnas, cavidades naturais, pinturas rupestres, além da flora e fauna específicas da Floresta com Araucárias, com muitas espécies em extinção.

Aspectos naturais

É uma das maiores áreas remanescentes de floresta com araucárias com potencial de conservação na Floresta com Araucária no Paraná. Abriga espécies ameaçadas de extinção e sítios arqueológicos. No interior da área estão importantes mananciais, além de significativas áreas de várzea, campos úmidos e florestas de galeria.

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes