Mudanças entre as edições de "Reserva Extrativista Marinha de Itaipu"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
Linha 1: Linha 1:
 
{{Parks
 
{{Parks
 +
|Introducao=A Reserva Extrativista Marinha de Itaipu foi criada em 2013 para proteger os recursos naturais e as comunidades tradicionais de pescadores. Com quase 4 mil hectares, a Resex abrange a Praia de Itaipu, um destino popular entre os moradores da região.
 +
 +
''[http://www.wikiparques.org/tag/resex-de-itaipu/ Fique por dentro das novidades da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu no '''Blog do WikiParques''']''
 +
|Map={{#display_map:|center=-22.981821144801057, -43.06111999999996
 +
|zoom=12
 +
|type=satellite
 +
|fusiontables=1C7c9RKEKB1bU4i-5wwWdPXYs9mOkCMxwuCIrxiRz}}
 
|Administration=Estadual
 
|Administration=Estadual
 
|State=Rio de Janeiro
 
|State=Rio de Janeiro

Edição atual tal como às 01h51min de 4 de janeiro de 2018

A Reserva Extrativista Marinha de Itaipu foi criada em 2013 para proteger os recursos naturais e as comunidades tradicionais de pescadores. Com quase 4 mil hectares, a Resex abrange a Praia de Itaipu, um destino popular entre os moradores da região.

Fique por dentro das novidades da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu no Blog do WikiParques


Carregando mapa...
Reserva Extrativista Marinha de Itaipu
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Rio de Janeiro
Município: Niterói
Categoria: Reserva Extrativista
Bioma:
Área: 3.943,28 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 44.417, de 30 de setembro de 2013
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual do Ambiente (Inea)
Contatos: Endereço: (junto à sede do Parque Estadual da Serra da Tiririca) Rua Domingos Mônica Barbosa, s/nº, Lt 04 - Recanto de Itaipuaçu - 24.900-000 - Maricá

Horário administrativo: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h

Telefone: (21) 2638-4411

Localização

A Reserva Extrativista Marinha de Itaipu está localizada no litoral do município de Niterói e abrange as praias de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas e Piratininga, e a Lagoa de Itaipu.

Como chegar

Ingressos

Não há cobrança de ingressos.

Onde ficar

Em Niterói há inúmeras opções de hospedagem.

Objetivos específicos da unidade

A Resex Itaipu tem como seus objetivos básicos de proteger os meios de vida e a cultura das populações tradicionais, e assegurar o uso sustentável dos seus recursos naturais.

Histórico

A Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RESEX Itaipu) foi criada em setembro de 2013, no município de Niterói, e é a primeira unidade de conservação estadual dessa categoria no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma área de domínio público, com uso concedido às populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseie-se no extrativismo, com os objetivos básicos de proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos seus recursos naturais.

Atrações

Os principais atrativos da Resex Itaipu são as praias de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas e Piratininga, e a Lagoa de Itaipu. Todas são popularmente frequentadas sendo Itacoatiara a mais procurada por surfistas e a Lagoa de Itaipu uma das favoritas para levar crianças, já que as águas são calmas.


Praia de Itacoatiara

Em tupi significa pedra-riscada, é conhecida por seu mar revolto em grande parte do ano. Esta é a praia ideal para a prática de esportes radicais como: surf, bodyboard e bodysurf. Pratica-se também nesta praia esportes bem peculiares, como o surf na montanha e o frescobol.


Praia de Camboinhas

Praia conhecida pelo atendimento de alto nível na areia pelos quiosques, onde o banhista tem todo o conforto para curtir a praia com a família e os amigos. Lá existem cadeiras, barracas, mesas e chuveiros à sua disposição. Tais facilidades fazem com que a praia seja muito solicitada por turistas do município do Rio de Janeiro nos fins de semana. Camboinhas é uma extensão da praia de Itaipu, que no passado formavam uma só praia.


Praia de Piratininga

É a praia mais extensa da Região Oceânica dividindo-se em praião e prainha. Tem o mar relativamente agitado o que possibilita a prática do bodyboard esporadicamente. As grandes curtições desta praia são a prática de vôlei de praia, futevôlei e os quiosques da orla.


Lagoa de Itaipu

É o final da Estrada de Itaipu. É a praia mais acessível e cheia. Ônibus de excursão, convencionais e turistas dividem espaço nas areias escaldantes de Itaipu. O comércio está por toda parte, entre quiosques e ambulantes.

Aspectos naturais

Relevo e clima

O clima predominante na área é o Subtropical, com temperatura média anual em torno de 23,7º C, com verões quentes e chuvosos. A precipitação média é de aproximadamente 1.172 mm anuais, sendo o período de maiores precipitações entre dezembro e abril, e o período de mínima entre junho e agosto. A umidade relativa média anual é de 79,1%, insolação média anual é de aproximadamente de 2.076,5 horas por ano e a direção predominante dos ventos é de sul-sudeste (SSE).

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Conflito entre pescadores credenciados e não credenciados, poluição e lixo doméstico nas areias da praia e da lagoa. A especulação imobiliária também é um problema. Em Itacoatiara, a construção de mansões em suas encostas e o possível despejo de esgoto na prainha têm gerado polêmicas.

Fontes

Decreto de Criação

Página da Resex Itaipu no site do Inea