Mudanças entre as edições de "Reserva Particular do Patrimônio Natural Reserva Ecológica de Guapiaçu"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '{{Parks |Administration=Particular |State=Rio de Janeiro |Region=Sudeste |City=Cachoeiras de Macacu, |Category=Reserva Particular do Patrimônio Natural |Biome=Mata Atlântic...')
 
m
 
Linha 1: Linha 1:
 
{{Parks
 
{{Parks
 +
|Introducao=''[http://www.wikiparques.org/tag/rppn-reserva-ecologica-de-guapiacu/ Fique por dentro das novidades da Reserva Ecológica de Guapiaçu no '''Blog do WikiParques''']''
 
|Administration=Particular
 
|Administration=Particular
 
|State=Rio de Janeiro
 
|State=Rio de Janeiro
 
|Region=Sudeste
 
|Region=Sudeste
|City=Cachoeiras de Macacu,  
+
|City=Cachoeiras de Macacu,
 
|Category=Reserva Particular do Patrimônio Natural
 
|Category=Reserva Particular do Patrimônio Natural
 
|Biome=Mata Atlântica
 
|Biome=Mata Atlântica
Linha 15: Linha 16:
  
 
'''Telefone:''' (21) 2332-5522
 
'''Telefone:''' (21) 2332-5522
 
 
|Location=A RPPN Reserva Ecológica de Guapiaçu está localizada no município de Cachoeiras de Macacu, na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.
 
|Location=A RPPN Reserva Ecológica de Guapiaçu está localizada no município de Cachoeiras de Macacu, na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.
 
|How to get there=Saindo do Centro do município de Cachoeiras de Macacu em direção ao Rio de Janeiro, pela RJ-116, deverá percorrer aproximadamente 7km da mesma até chegar a uma bifurcação (próxima da Cervejaria Schincariol), onde deverá pegar a estrada da direita RJ – 122 (Estr. Rio Friburgo).
 
|How to get there=Saindo do Centro do município de Cachoeiras de Macacu em direção ao Rio de Janeiro, pela RJ-116, deverá percorrer aproximadamente 7km da mesma até chegar a uma bifurcação (próxima da Cervejaria Schincariol), onde deverá pegar a estrada da direita RJ – 122 (Estr. Rio Friburgo).
Linha 48: Linha 48:
 
http://regua.org.br/
 
http://regua.org.br/
 
}}
 
}}
 +
[[Categoria:Reserva Particular do Patrimônio Natural Reserva Ecológica de Guapiaçu]]

Edição atual tal como às 16h18min de 23 de maio de 2019

Fique por dentro das novidades da Reserva Ecológica de Guapiaçu no Blog do WikiParques



Reserva Particular do Patrimônio Natural Reserva Ecológica de Guapiaçu
Esfera Administrativa: Particular
Estado: Rio de Janeiro
Município: Cachoeiras de Macacu
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural
Bioma: Mata Atlântica
Área: 324 hectares
Diploma legal de criação: Portaria Estadual n° 382, de 08 de outubro de 2012.
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Inea).
Contatos: Endereço: Fazenda São José de Guapiaçu, - São Jose (3 Distrito) - Cachoeiras de Macacu/RJ

CEP: 28.680-000

E-mail: juniormonsores@yahoo.com.br

Telefone: (21) 2332-5522

Localização

A RPPN Reserva Ecológica de Guapiaçu está localizada no município de Cachoeiras de Macacu, na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

Como chegar

Saindo do Centro do município de Cachoeiras de Macacu em direção ao Rio de Janeiro, pela RJ-116, deverá percorrer aproximadamente 7km da mesma até chegar a uma bifurcação (próxima da Cervejaria Schincariol), onde deverá pegar a estrada da direita RJ – 122 (Estr. Rio Friburgo).

Segue pela RJ – 122 por aproximadamente 3km até chegar um cruzamento, onde deverá dobrar a direita (estrada asfaltada (Estrada Funchal/Guapiaçu)) e continue nesta estrada por 11km até uma bifurcação com um bar à direita e placas apontando para Guapiaçú e Hotel fazenda Santo Amaro; aqui tome a esquerda e depois de 500m cruze uma ponte, continue por mais 300m até uma curva fechada para a direita. Em seguida continue por aproximadamente 500m até cruzar uma pequena ponte, logo após a ponte toma-se à direita cruzando um portão que dá acesso à REGUA. Continue na estrada principal ao longo dos prédios à direita até o pequeno morro e suba contornando pela esquerda até o pousada.

Ingressos

Onde ficar

Dentro da RPPN foi inaugurada em 2004 uma pousada que conta com dez quartos suítes. O objetivo é fornecer uma acomodação de alta qualidade para os clientes com a vontade de explorar a Mata Atlântica.

Em Cachoeiras de Macacu também há diversas opções de hospedagem.

Objetivos específicos da unidade

A REGUA é uma organização brasileira não governamental (ONG), sem fins lucrativos, visando a conservação da Mata Atlântica da bacia do alto rio Guapiaçu, pela:

Proteção da Mata Atlântica por meio de aquisição de terras e contratos de gestão; Integração da proteção da Mata Atlântica com as necessidades da comunidade local; Restauração de habitats utilizando recursos locais; Realização de Bio-inventários de fauna e flora; Incentivo e apoio à pesquisa científica; Estimulando o público em geral a visitar e apoiar a REGUA.

Histórico

Em 2006, a REGUA obteve financiamento do World Land Trust para um projeto de reflorestamento de 60 hectares, que levou quatro anos para ser concluído. Já em 2009, a SOS Mata Atlântica financiou o plantio de 23.800 mudas no alto do Estreito, plantando num morro da propriedade da REGUA recém-adquirida com apoio externo. Deu tão certo que a SOS Mata Atlântica ajudou financiar mais projetos atraindo também a Iniciativa Verde. Ambos têm financiado projetos de recuperação, porém a World Land Trust nunca deixou de financiar novos plantios anuais, utilizando recursos do Body Shop, Puro Coffee e outros apoiadores. Em paralelo, um Pop star Sul Coreano chamado Seotaiji também quis ajudar o projeto, e seu fã-clube financiou dois plantios. Em 2012, a REGUA saiu de um viveiro muito básico para um viveiro moderno com apoio financeiro do Mosaico Central Fluminense, permitindo assim, o aumento de sua produção de mudas. Finalmente, o último plantio foi de 180.000 árvores em 100 hectares, fruto de um patrocínio da Petrobrás Ambiental no ano de 2013. Hoje, a REGUA se orgulha do plantio que chegou a 360.000 árvores, totalizando uma área de mais de 200 ha, sendo atualmente considerada uma referência para esta atividade.

Atrações

Observação de pássaros

Comedores atraem barulhentos grupos de euphonias, chlorophonias e tanagers incluindo tiê-sangue, tiê-galo, sanhaçu-de-encontro-amarelo, saíra-amarela e saíra-galega. Nos comedores de Beija-Flor os beija-flor-tesoura chase off balança-rabo-de-bico-torto, rabo-branco-rubro, beija-flor-roxo, beija-flor-preto, beija-flor-de-fronte-violeta e beija-flor-de-garganta-verde.

Em torno do jardim, o saí-de-pernas-pretas, jacupemba, saí-andorinha, tiriba-de-testa-vermelha, caburé, ariramba-de-cauda-ruiva, gavião-bombachinha, tucano-de-bico-preto, pica-pau-de-cabeça-amarela, choca-listrada and garrinchão-de-bico-grande estão entre a grande variedade de aves encontradas frequentemente.

A noite o murucututu-de-barriga-amarela, corujinha-do-mato and bacurau podem ser vistos. Mamíferos, incluindo Paca, Nine-banded Armadillo e as ocasionalmente cachorros-do-mato também visitam o nosso jardim.

Mirante

A torre de observação de dois andares na borda do jardim da pousada dentro da RPPN é um excelente lugar para assistir ao pôr do sol sobre os alagados e as montanhas da Serra dos Órgãos. No período da manhã o mirante também é um bom local para fotografar aves nas árvores.

Parede de mariposas

Em outubro de 2013 a RPPN construiu a primeira parede do mundo para mariposas no seu jardim – um muro de cimento iluminado com uma lâmpada de vapor de mercúrio e uma lâmpada fluorescente preto de cada lado. A parede torna mais fácil o avistamento das mariposas para os hóspedes – com o intuito de fotografar e estudar as mariposas que ainda não foram adicionadas a lista de espécies aqui encontradas na reserva.

Aspectos naturais

A RPPN Regua está inserida em uma zona de domínio da Mata Atlântica.

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Caça ilegal de animais silvestres.

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=2899

http://regua.org.br/