Reserva de Preservação Permanente Serra dos Toledos

De WikiParques
Revisão de 03h26min de 11 de junho de 2019 por Rodolfoguimaraes (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Administration=Municipal |State=Minas Gerais |Region=Sudeste |City=Itajubá |Category=Reserva Biológica |Biome=Mata Atlântica |Area=1.072 hectares |Legal documents=...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Reserva de Preservação Permanente Serra dos Toledos
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Minas Gerais
Município: Itajubá
Categoria: Reserva Biológica
Bioma: Mata Atlântica
Área: 1.072 hectares
Diploma legal de criação: LEI MUNICIPAL Nº 1.211, DE 5 DE JUNHO DE 1.979

https://www.legislacaodigital.com.br/Itajuba-MG/LeisOrdinarias/1211

Coordenação regional / Vinculação: Prefeitura Municipal de Itajubá

Secretaria de Meio Ambiente

Contatos: Secretaria Municipal de Meio-Ambiente.

Telefone: (35) 3692 1875

Localização

Itajubá-MG

Como chegar

Siga pela MGC-393 até a estrada de terra para a Serra dos Toledos. Uma vez pela estrada de terra dirija por 20km até a Reserva

Ingressos

A Reserva Biológica é local de acesso restrito, destinado apenas a pessoas autorizadas para fins de pesquisa. Com pena prevista no código penal aos que invadirem este local. As visitas monitoradas são autorizadas diretamente na Secretaria Municipal de Meio-Ambiente. Telefone para contato: (35) 3692 1875

Onde ficar

Não é permitido acampar nesta unidade de conservação

Objetivos específicos da unidade

Esta área destina-se a: a) a assegurar condições de bom estar público; b) a asilar exemplares da fauna ou flora ameaçados de extinção.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

A região de topografia acidentada estende se ao longo dos topos de morro constituindo se em uma importante área de recarga. Alem disso, busca também proteger os mananciais ali presentes, assim como recuperar o topo dos morros.

Fauna e flora

Vegetação de Mata Atlântica primária e secundária, abrigando grande diversidade de espécies da fauna e flora endêmica.

Problemas e ameaças

É expressamente proibido: a) desmatar qualquer parcelas daquela propriedade; b) retirar, a qualquer título, espécimes da fauna e da flora existentes naquela mata ou que para lá sejam levados.

Fontes

http://www.conexaoitajuba.com.br/itajuba/vale-a-pena-visitar/reseva-biologica https://www.legislacaodigital.com.br/Itajuba-MG/LeisOrdinarias/1211

A região de topografia acidentada estende se ao longo dos topos de morro constituindo se em uma importante área de recarga. Integralmente localizada no Município de Itajubá, MG. Possui área de 1.072 hectares de vegetação de Mata Atlântica primária e secundária, abrigando grande diversidade de espécies da fauna e flora endêmica. A reserva é rica em mananciais e participa do fornecimento de água potável ao município. Atualmente, um grupo de alunos da UNIFEI e da FEPI em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente estão trabalhando juntos num Plano de Manejo para a Reserva Biológica. Este Plano Busca realizar um inventário da Reserva, mapear e gerar informações sobre a reserva para que ela possa ser explorada de maneira sustentável. Alem disso, busca também proteger os mananciais ali presentes, assim como recuperar o topo dos morros.