Área de Relevante Interesse Ambiental Municipal "Aroeiras do Riacho"

De WikiParques
Revisão de 14h37min de 11 de setembro de 2019 por Fabricio Rosa (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Introducao=A área de Relevante Interesse Ecológico Municipal – ARIEM “Aroeiras do Riacho” possui aproximadamente 151 ha e possui vegetação que varia na sua ...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

A área de Relevante Interesse Ecológico Municipal – ARIEM “Aroeiras do Riacho” possui aproximadamente 151 ha e possui vegetação que varia na sua formação, apresentando vegetação arbórea, arbustivas, e fragmentos menores próximos às áreas de mata fechada. A região, em questão, pertence a uma área de restinga e possui estradas que dão acesso em vários pontos. Sua criação ocorreu no em 2006 por meio do Decreto Municipal n° 34.246. O areal detém atributos naturais com capacidade para desenvolver um turismo de contemplação, e turismo de lazer, além do desenvolvimento do Ecoturismo, como atividades de trilhas.



Área de Relevante Interesse Ambiental Municipal "Aroeiras do Riacho"
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Espirito Santo
Município: Aracruz
Categoria: Área de Relevante Interesse Ecológico
Bioma: Mata Atlântica
Área: 151 ha
Diploma legal de criação: Decreto Municipal n° 34.246
Coordenação regional / Vinculação: Gerência de Recursos Naturais - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracruz.
Contatos: 3270-7067

semam.grn@aracruz.es.gov.br

Localização

A área distancia-se da sede do município de Aracruz em aproximadamente 35 km, e da sede do município de Linhares em 52 km e 100 km da capital do Estado, Vitória, que é a capital mais próxima. As localidades mais próximas são Vila do Riacho e a Aldeia Indígena de Comboios, localizada no lado oposto do rio Comboios, cerca de 300 metros.

Como chegar

Ingressos

Não há cobrança de ingresso.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

- Conservar, Proteger e recuperar uma importante área de Restinga, ecossistema associado a de Mata Atlântica, que representa áreas de elevada importância ecológica, e fazem parte de um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta; - Proteger remanescentes com áreas suficientes para a manutenção de unidades ecológicas e populações viáveis de muitas espécies da flora e da fauna; - Estabelecer corredores ecológicos; - Promover o manejo adequado dos recursos naturais, com a garantia de qualidade e perpetuidade do recurso; - Desenvolver pesquisas científicas; - Desenvolver atividades de turismo ecológico, visto que área possui beleza cênica relevante; - Desenvolver atividades de Educação Ambiental.

Histórico

Atrações

O areal detém atributos naturais com capacidade para desenvolver um turismo de contemplação, e turismo de lazer, além do desenvolvimento do Ecoturismo, como atividades de trilhas.

Aspectos naturais

Relevo e clima

O clima da região é tropical litorâneo, com inverno seco e pouco acentuado temperatura média anual de 28°C e precipitação média anual de 1.200 mm e umidade relativa do ar de 87 %. O relevo é plano.

Fauna e flora

O local de estudo possui vegetação que varia na sua formação, apresentando vegetação arbórea, arbustivas, e fragmentos menores próximos às áreas de mata fechada. A região, em questão, pertence a uma área de restinga e possui estradas que dão acesso em vários ponto. Possuem 25 espécies de aves, sendo compatíveis em duas regiões Sabiá-poca Turdus amaurochalinus, Papagaio Chauá Amazona rhodocorytha e Miudinho Myiornis auricularis. Além de obterem 14 espécies de répteis e 17 de anfíbios na região.

Problemas e ameaças

Fontes