Sede administrativa do Horto Florestal. Foto: Inea

Sede administrativa do Horto Florestal. Foto: Inea

O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) fará consulta pública para transformar o Horto Florestal de Trajano de Moraes em uma Floresta Nacional. A unidade se chamará Floresta Estadual José Zago e será a primeira unidade de conservação do tipo criada pelo governo estadual. A consulta está agendada para acontecer no próximo dia 21 de outubro, no município de Trajano de Moraes.

A unidade vai aliar o fortalecimento das atividades que já ocorrem no Horto Florestal – conservação da biodiversidade, restauração florestal, produção de mudas, pesquisa científica, educação ambiental e lazer – a um manejo florestal sustentável planejado, à exploração do potencial da área como unidade produtora de sementes de espécies florestais nativas e ao desenvolvimento do turismo.

O nome da Floresta Estadual é uma homenagem ao ex-chefe do Horto, José Zago. Ele trabalhou no horto desde 1977, tendo assumido a chefia em 1988. Permaneceu no cargo até a sua aposentadoria em 2008. A sua gestão foi caracterizada pelo importante trabalho de reflorestamento, várias obras de melhoria que transformaram o horto num dos mais produtivos do Estado.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Gerência do Serviço Florestal (Inea/Gesef) pelo telefone (21) 2332-5521, ou ainda com a Gerência de Unidades de Conservação de Proteção Integral (Inea/Gepro), pelo telefone (21) 2332-5516, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00.

As contribuições também podem ser enviadas para o e-mail gesef@inea.rj.gov.br

Vista da represa. Foto: Inea

Vista da represa. Foto: Inea

Canteiros na casa de sombra. Foto: Inea

Canteiros na casa de sombra. Foto: Inea

 

* Com informações da Assessoria de Comunicação da SEA/Inea

 

 

 

Comentários

comentários