Imagem do livro Parque Estadual dos Três Picos . Foto: Gustavo Pedro

Imagem do livro Parque Estadual dos Três Picos . Foto: Gustavo Pedro


O
Parque Estadual dos Três Picos (RJ) foi criado há exatos 15 anos, no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06). Para comemorar a data e as belezas guardadas dentro dos limites do maior parque estadual do Rio de Janeiro, será inaugurada amanhã uma exposição fotográfica com cliques feitos na unidade de conservação. Parte do evento FotoRio 2017, a mostra trará 24 fotos que, por sua vez, são um aperitivo para o lançamento do livro Parque Estadual dos Três Picos, que acontece na sexta-feira (09/06).

O livro traz cerca de 170 registros do fotógrafo de natureza Gustavo Pedro, acompanhados dos textos e poemas de mais de 70 co-autores.Ao longo de suas 240 páginas, a obra conduz o leitor por paisagens e sensações. O objetivo é sensibilizar o público sobre a importância da conservação, além de apresentar a unidade que abriga o ponto culminante da Serra do Mar, o Pico Maior dos Três Picos.

Imagem do livro Parque Estadual dos Três Picos (RJ). Foto: Gustavo Pedro

Imagem do livro Parque Estadual dos Três Picos . Foto: Gustavo Pedro

De acordo com o autor, e montanhista, a ideia foi juntar uma grande variedade de aspectos e curiosidades, algumas delas inusitadas, para que as pessoas valorizem o parque. “Nós trouxemos humorista, editor de moda e até mestre cervejeiro para falar sobre a UC”, conta Gustavo. A maioria das cervejas artesanais, por exemplo, usa água mineral de Três Picos pela sua qualidade. “Às vezes, a pessoa não gosta de mato, mas gosta de cerveja. E a partir disso você consegue refazer o elo das pessoas com o parque. O que a gente precisa é difundir a ideia de conservação, fazer com que as pessoas se apeguem, nem que seja pela cerveja”, sentencia o fotógrafo.

Além do evento de lançamento do livro, que acontecerá no Rio de Janeiro, o público está convidado a participar da palestra “Três Picos, o desafio do olhar”, onde o fotógrafo falará sobre a sua experiência de uma década de cliques e olhares sobre a unidade que culminaram no livro.

18767581_683381125179298_5296235875608108440_n (1)

 

Serviço:

O quê? Exposição “Parque Estadual dos Três Picos”
Quando? Abertura 07/06 às 19h00. Depois de terça a domingo, das 12h00 às 19h00 até dia 06/08
Onde? Centro Cultural dos Correios – R. Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro
Quanto? Entrada gratuita

O quê? Lançamento do livro Parque Estadual dos Três Picos + Palestra “Três Picos, o desafio do olhar”
Quando? Dia 09/06, às 19h00
Onde? Livraria da Travessa, no Shopping Leblon – Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Rio de Janeiro
Quanto? Evento gratuito

 

Alguns dos registros feitos pelo fotógrafo Gustavo Pedro ao longo de uma década no Parque Estadual dos Três Picos:

 

 

Comentários

comentários