Capa do livro

Capa do livro

Na última terça-feira (06/12), o livro Parques e Reservas de Minas: patrimônio nas Minas Gerais foi lançado  na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte. Produzida pela Lucca Cultura e Tecnologia com apoio do IEF – Instituto Estadual de Floresta, a publicação mostra os aspectos regionais, culturais e históricos dos parques, reservas e áreas protegidas do estado, com o intuito de compreender todo o sistema que compõe esse mosaico.

O livro foi pensado no sentido de realçar as vocações diferenciadas de cada unidade, tanto do ponto de vista da preservação do patrimônio natural e histórico-cultural, do artesanato, da arquitetura, quanto da religiosidade, da gastronomia e da geologia. Com fotografias do técnico ambiental Evandro Rodney e dos fotógrafos Marcelo André e José Israel Abrantes, a obra reúne informações sobre fauna e da flora, o contexto histórico e a relevância de cada bioma. São ressaltadas as particularidades das unidades de conservação, reservas e sítios arqueológicos de Minas, bem como os aspectos culturais e comportamentais das comunidades e alerta como proteger espécies endêmicas e  riquezas locais. 

Na opinião da gerente de Unidades de Conservação do IEF, Cecília Vilhena, a publicação contribui para a divulgação das áreas protegidas no estado e consequente sensibilização da sociedade sobre a importância da conservação deste rico patrimônio. “É preciso conhecer para valorizar”, disse. “O livro pretende levar à sociedade conteúdo e imagens que retratam as belezas de Minas em sua diversidade de paisagens, biodiversidade e cultura”, completou.

Página de introdução

 

*Com informações da Comunicação do IEF

 

 

 

Comentários

comentários