Morro da Peça_Click Drone-1

Foto aérea do Morro da Peça, local da nova UC de Maricá. Foto: Click Drone


A prefeitura de Maricá, cidade litorânea do estado do Rio de Janeiro, promulgou na última semana a Lei Municipal n° 2.749, que cria o Monumento Natural Municipal do Morro da Peça (RJ). Localizada em Itaipuaçu, a nova unidade de conservação possui aproximadamente 20 hectares de extensão. O objetivo é que ela forme um corredor ecológico com a unidade vizinha, o Parque Estadual da Serra da Tiririca (RJ).

A criação do monumento natural atende os pedidos feitos por mobilização popular e será um reforço para conservação dos remanescentes de Mata Atlântica localizados em área costeira. Dentro da recém-nascida unidade estão áreas de restinga e manguezal, além do Canal da Costa. O Morro da Peça, costão rochoso que dá nome à área protegida, é outro destaque que ganhará proteção com a nova lei (acesse o decreto na íntegra no Jornal Oficial de Maricá).

Perímetro MoNa Morro da Peça_Jornal Oficial de Maricá-1

Delimitado em verde, o perímetro da nova unidade de conservação. Fonte: Jornal Oficial de Maricá


O que é um Monumento Natural?

O Monumento Natural (MONA) é a categoria de unidade de conservação que tem como objetivo preservar a integridade de um elemento natural único, de extrema raridade ou beleza cênica, como, por exemplo, uma cachoeira, uma rochas e um cânion. Como unidade do grupo de proteção integral, a modificação dos aspectos naturais por intervenção humana é proibida.

Saiba mais sobre monumentos naturais no Dicionário Ambiental de ((o)) eco.

 

 

 

Comentários

comentários