Monumento Natural Municipal da Toca dos Urubus e Mãe D'Água, Baependi/MG. Foto: Fábio Kabeção/Facebook

Monumento Natural Municipal da Toca dos Urubus e Mãe D’Água, Baependi/MG. Foto: Fábio Kabeção/Facebook

A Prefeitura de Baependi (MG), através do Decreto nº 34 de 30 de Novembro de 2015, criou o Monumento Natural Municipal da Toca dos Urubus e Mãe D’água. Com uma área de aproximadamente 37,87683 hectares, a unidade preserva a região da Cachoeira da Mãe d’Água, que abastece a cidade, bem como dos ecossistemas naturais ali existentes. A categoria de Monumento Natural visa a proteção integral da área, permitindo a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico.

Um pleito antigo da comunidade do município, a criação da UC é resultado de uma consulta pública virtualrealizada no ano passado. Além desta, outras quatro UCs também foram objeto de consulta: o Parque Natural Municipal do Rio Gamarra, o Monumento Natural da Serra da Roseta, o Parque Natural da Cachoeira do Inferninho e o Parque Natural Municipal da Cachoeira da itaúna.

O Departamento Municipal de Turismo e Meio Ambiente será o responsável por administrar a unidade de conservação. Agora, a unidade existe apenas “no papel”: falta ainda a implementação da mesma, através do plano de manejo. Vamos acompanhar.

 

 

 

Comentários

comentários