Tiririzinho-do-mato. Foto: Miguel Nema Neto/FF

Tiririzinho-do-mato. Foto: Miguel Nema Neto/FF

Neste domingo, dia 23/10, acontece no Parque Estadual Campos do Jordão (SP) o lançamento do primeiro #vempassarinharSP. O Projeto tem como objetivo principal promover a observação e o monitoramento de aves como ferramentas de conscientização e conservação das espécies e seus habitats. A partir das 07h00, os participantes farão “passarinhada” por trilhas da unidade de conservação, seguida de um café da manhã e palestras sobre a importância da observação de aves.

O projeto-piloto do #vempassarinharSP será desenvolvido ao longo de um ano, com caminhadas mensais para observação de aves nas unidades de conservação do estado. O Projeto prevê incentivar a atividade pelo uso de equipamentos específicos como gravadores, binóculos e aplicativos para celular; pela capacitação de funcionários, voluntários e do público em geral, com apoio de atividades de divulgação científica e educação ambiental nas áreas de abrangência do projeto.

Inicialmente, o programa passará pelas seguintes áreas protegidas: Parque Estadual de Vassununga, Parque Estadual Intervales, Parque Estadual de Campos do Jordão, Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleos Caraguatatuba, Santa Virgínia, Cunha e Picinguaba), Estação Ecológica Caetetus, Floresta Estadual de Avaré, Floresta Estadual de Batatais, Estação Experimental de Itapetininga, Parque Estadual Alberto Löefgren, Parque Estadual Fontes do Ipiranga e RPPN Foz Aguapeí.

Parque Estadual de Campos do Jordão. Foto: Cris Yoshida

Parque Estadual de Campos do Jordão. Foto: Cris Yoshida

As atividades deste domingo são abertas ao público, mediante inscrição prévia. Os interessados tem até as 16h00 da sexta-feira (21/10) para enviar um e-mail para eventos.fflorestal@gmail.com. No dia do evento, o participante deve levar algum prato de doce ou salgado como contribuição para o café da manhã, que será compartilhado entre os presentes.

As próximas atividades do projeto acontecerão no Parque Estadual Alberto Löfgren, dia 19 de novembro, e na Estação Ecológica Caetetus, dia 10 de dezembro.

Serviço

Lançamento do #vempassarinharSP
Quando:
Domingo, 23/10, a partir das 07h00
Onde: Parque Estadual Campos do Jordão (Av. Pedro Paulo, s/n° Campos do Jordão/SP)
Ingresso: R$ 13,00. (Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência não pagam ingresso. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento)
Contato: Telefones (12) 3663-3762/ (12) 3663-1977/ (12) 3663-3804 ou e-mail pe.camposdojordao@fflorestal.sp.gov.br

Pica-pau-anão-barrado. Foto: Aline Rezende/FF

Pica-pau-anão-barrado. Foto: Aline Rezende/FF

 

*Com informações da Fundação Florestal

 

 

 

Comentários

comentários