Pica-pau-dourado-grande macho registrado na Estação Veracel. Foto: Priscila Sales


Um pica-pau-dourado-grande (Piculus polyzonus), ave ameaçada de extinção, foi registrado recentemente na Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel (BA). A novidade do registro para espécie é que o macho foi flagrado em plena construção de um ninho em um cupinzeiro. Esse é o primeiro ninho documentado no Wikiaves, principal site da comunidade brasileira de observadores de aves.

De acordo com a analista ambiental da Estação Veracel, Priscilla Sales, autora do registro, além da foto inédita, a equipe descobriu que a espécie utiliza cupinzeiros para construir seu ninho. “A descoberta foi feita pelo vigia ambiental Jailson Souza e, aparentemente, os observadores e guias não sabiam que o pica-pau-dourado-grande utilizava o cupim para fazer ninho. A expectativa agora é o nascimento de filhotes”, conta a bióloga.

Ninho de Pica-pau-dourado-grande. Foto: Priscilla Sales

O pica-pau-dourado-grande está no livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção, categoria “em perigo”. Isso indica que este pássaro enfrenta um risco muito alto de extinção na natureza. A ave só é encontrada na Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Dos 18 registros fotográficos na Bahia, 11 deles foram feitos na Reserva Estação Veracel, que também soma três registros sonoros.

Assista o vídeo do pica-pau:


*Com informações da FleishmanHillard Brasil

Comentários

comentários