Agora é a vez de tornar o Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré e das Dunas do Santinho uma realidade


Área do Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré e das Dunas do Santinho. Foto: Drone Floripa
Área do Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré e das Dunas do Santinho. Foto: Drone Floripa

No final de maio foi realizada uma consulta pública na Praia do Santinho, em Florianópolis (SC), para criação de uma nova unidade de conservação: o Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré e das Dunas do Santinho. Uma reivindicação da comunidade local há cerca de uma década, a criação do parque contribuirá para a proteção dos remanescentes de ecossistema de restinga e resguardo das áreas de recarga do Aquífero Ingleses, que abastece cerca de 110.000 (cento e dez mil) habitantes no norte da ilha.

A área proposta para o parque — aproximadamente 200 (duzentos) hectares — é considerada como um santuário ecológico e cultural. Além de conter amostras representativas do Bioma Mata Atlântica, o local registra mais de 160 espécies de aves residentes e migratórias, incluindo o curriqueiro (Geositta cunicularia), ave ameaçada de extinção. Também abriga sítio arqueológico, com inscrições rupestres — gravuras deixadas pelo homem em suportes fixos de rocha — e oficinas líticas — onde as populações pré-históricas preparavam e aperfeiçoavam ferramentas.

Apesar da a alta diversidade de espécies e ao patrimônio histórico com grande potencial para preservação, educação ambiental e turismo ecológico, a localidade é ameaçada por um acelerado e desordenado processo de expansão imobiliária e usos inadequados, como a circulação de veículos automotores sobre as áreas de restinga. 

Consulta Pública realizada em 26/05/2015. Foto: Cadu Fagundes
Consulta Pública realizada em 26/05/2015. Foto: Cadu Fagundes

A consulta pública contou com a participação de moradores, ONGs locais (como o Movimento Jacaré Poiô), vereadores e da Procuradoria do Ministério Público Federal. O relatório com manifestações favoráveis do órgão ambiental FLORAM (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis) e da Procuradoria do Município foram encaminhados ao Prefeito. O próximo é o encaminhamento do projeto de lei para a tramitação na Câmara de Vereadores.

Está no ar abaixo-assinado online coleta assinaturas em prol da criação do Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré e das Dunas do Santinho. Você pode ajudar aqui.

Assista ao vídeo realizado pelo Movimento Jacaré Poio

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo

One thought on “Agora é a vez de tornar o Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré e das Dunas do Santinho uma realidade

Os comentários estão desativados.