Araranguá ganha novas unidades de conservação


Morro dos Conventos, Araranguá. Santa Catarina. Foto: Núbia de Rodrigues Araújo
Morro dos Conventos, Araranguá. Santa Catarina. Foto: Núbia de Rodrigues Araújo

Na última quarta-feira, dia 28/12, ao final de seu mandato, o prefeito do município catarinense de Araranguá, Sandro Roberto Maciel, assinou decretos para a criação de três novas unidades de conservação: o Monumento Natural Morro dos Conventos, a Área de Proteção Ambiental da Costa de Araranguá, e a Reserva Extrativista do Rio Araranguá. Uma demanda histórica da comunidade da região, o ato busca disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais locais.

Nas discussões que delimitaram as áreas das unidades estiveram presentes a Prefeitura de Araranguá, Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA) e a sociedade civil, organizada e representada por diversas entidades de classe. “Foi um trabalho bem feito em conjunto com a comunidade e a legitimidade do projeto está nesta parceria. Fizemos uma intensa e democrática discussão para levar ao prefeito o que queríamos para o entorno da orla marítima. E o Sandro na condição de prefeito ter tido a sensibilidade de perceber a importância deste processo assinando estes decretos, deixará este importante legado para o nosso município”, afirma o secretário municipal de Planejamento, Paulo Ricardo da Silva.

Com as unidades, a região de Balneário Morro dos Conventos e áreas do entorno terão uma visibilidade maior, com possibilidade de investimentos externos. O próximo passo será a criação de um comitê gestor para o gerenciamento das unidades. 

 

*Com informações da Contato Internet e Revista W3

 

 

Post navigation