Com trilhas sinalizadas, Parque Estadual das Araucárias reabre as portas ao público


Na última quinta-feira (16), o Parque Estadual das Araucárias (SC) voltou a receber o público. A reabertura trouxe novidades: a inauguração das novas placas informativas para as trilhas do Mirante das Araucárias, da Cascata e da Corredeira do Rio Araçá. “Durante o período em que o parque esteve fechado aproveitamos para realizar alguns reparos necessários nas estruturas como a substituição das placas internas e informativas das trilhas com o objetivo de receber melhor os visitantes”, explica o coordenador da unidade, Mikon Moraes.

A visitação na unidade ocorre de quarta-feira a domingo, das 09h00 às 17h00. Os visitantes são recebidos pela equipe que conduz o público pelos atrativos da unidade, o Grupo de Apoio de Unidades de Conservação (GRIMPEIRO). O atendimento segue todas as medidas de prevenção ao coronavírus, portanto, é obrigatório o uso de máscara por todos os visitantes. Para percorrer as trilhas, os visitantes precisam do acompanhamento e orientação de guias. A visitação por grupos maiores, como escolas, universidades e demais organizações, requer o agendamento prévio através do telefone (49) 99132-4969 ou do e-mail grimpeiro@gmail.com

Sobre o Parque

Foto: IMA-SC

Com uma área de 612 hectares, o Parque Estadual das Araucárias foi criado pelo Decreto nº 293, de 30 de maio de 2003, para a proteger e conservar uma amostra da Floresta Ombrófila Mista. A unidade de conservação tem como objetivo básico “a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico”.

A unidade conta com três trilhas ecológicas: do Mirante das Araucárias, da Cascata e da Corredeira do Rio Araçá. A Trilha do Mirante das Araucárias possui um percurso total de 2.150 metros e seus principais atrativos são a araucária centenária, o mirante e a roda d’água. Num percurso de 1.100 metros, os principais atrativos da Trilha da Cascata são a cascata do rio Jacutinga, o lago das capivaras e as furnas de carvão. Já a Trilha da Corredeira do Rio Araçá, de 800 metros, tem como principal atrativo a Corredeira do Rio Araçá.

Post navigation