
No último sábado, dia 8 de agosto, os cariocas Pedro Kebudi e Felipe Hanower caminharam o dia inteiro na Trilha Transcarioca. Começaram ao nascer do sol na Represa dos Ciganos, em Jacarepaguá, e terminaram o périplo já no fim do dia, na Mesa do Imperador, no Alto da Boa Vista. Foram 9 horas e 22 km dentro da floresta, um passeio que os elevou a uma altura 1667 metros acima do nível do mar. Ao que se saiba, Pedro e Felipe são os dois primeiros montanhistas não envolvidos diretamente no projeto de implementação da Trilha a caminhar um trecho tão longo dela, em um único dia.
O feito mostra que a Trilha Transcarioca se popularizou e caiu no gosto do povo. WikiParques quis saber mais e conversou com Felipe Hanower.
WikiParques: Como você ficou sabendo da existência da Trilha Transcarioca?
Felipe Hanower: Fiquei sabendo da Transcarioca através do site ((o))eco e de comunidades e grupos da trilha no Facebook.
O que acha do projeto?
O projeto é incrível, um marco. Saber que o Rio de Janeiro pode ser todo ligado através de corredores verdes é incrível, fora que é muito importante para o turismo.
Na sua opinião falta alguma coisa? O que pode melhorar?
Faltam melhorias na marcação, limpeza das trilhas e fechamentos de atalhos. Como é um trabalho com grande aporte de voluntários, temos que ter paciência e ajudar onde possível. Também temos o problema da segurança, que deve ser bem estudado. Pode melhorar com a ajuda de mais voluntários e o próprio feedback das pessoas que utilizam trechos da Trilha Transcarioca e apontam problemas.

Acredita que vai ficar pronta até os Jogos Olímpicos?
Espero que fique pronta até as Olimpíadas. Seria um belo cartão de visita!
Como surgiu a ideia de caminhar de uma só vez dos Ciganos até a Mesa do Imperador?
A ideia surgiu depois do Chico Schnoor, do Instituto Moleque Mateiro, ter relatado que seria possível fazer essa travessia. Me lembro também do Chico falando que, mesmo não conhecendo a parte da Represa dos Ciganos, era possível se guiar com a ajuda das pegadas amarelas. Resolvi então meter o pé na trilha e fazer a travessia: como já conhecia os trechos, sabia que existiam as ligações e seria possível fazer essa caminhada de 22km.
Se continuassem em direção ao Pão de Açúcar, veriam que a Trilha Transcarioca está totalmente sinalizada até o alto da rua Vitória Régia. Também no início da trilha há dois trechos contínuos totalmente sinalizados entre Barra de Guaratiba e a Estrada da Grota Funda. Algum plano de percorrê-los em breve?
Sei que a trilha está sinalizada da Mesa do Imperador até o Parque Lage/Paineiras e Corcovado. Também sei que no Parque da Catacumba as coisas estão andando. Não sei de pegadas amarelas na Lagoa. Pretendo fazer os outros trechos sim – vontade não falta – mas o sonho mesmo é fazer a Transcarioca completa sem sair da trilha!
O que achou do manejo, sinalização e traçado escolhido para a Trilha Transcarioca? Há trechos melhores que outros? Quais?
Manejo e traçado incríveis, você passa por mirantes, cachoeiras e até um museu! Mas a sinalização poderia ser melhor. Existem trechos mais bem sinalizados que outros. Um exemplo é a parte localizada no Setor A da Floresta da Tijuca, que conta com muitas placas, diferente da parte da Represa dos Ciganos, que podia ser mais bem sinalizada. A sinalização nas partes que são menos exploradas devem ser mais caprichadas.
Levando em conta que a Trilha Transcarioca não tem orçamento nem estrutura centralizada, você tem alguma sugestão para que ela melhore?
A trilha pode melhorar com a simples ajuda de mais voluntários e adoções de trechos. Patrocinadores seriam bem vindos e pessoas com projetos para a Trilha também poderiam ajudar com suas sugestões.
Qual a sua visão de futuro para a Trilha Transcarioca?
A Transcarioca quando pronta, com mapa e guias, vai ser um marco para a cidade do Rio de Janeiro. O turismo e muitas outras áreas serão beneficiadas per ela. Espero que ela tenha um futuro longo e próspero!