
A Estação Ecológica (ESEC) do Taim (RS) promove um Curso de Formação de Monitores de Trilhas para um grupo de 20 participantes, todos moradores de comunidades vizinhas à unidade de conservação. Uma parceria entre estação ecológica e a ONG Kaosa, o curso terá uma duração total de 80 horas e é ministrado por professores especialistas nas diversas áreas da conservação.
As aulas, que tiveram início no dia 3 de outubro e vão até o fim de novembro, abrangem temas ligados à UC como a sua fauna, flora e aspectos socioambientais. Também são tratados, noções de primeiros socorros e condução de trilhas.
Segundo o chefe da atividade, Henrique Ilha, o envolvimento da comunidade é importante, rende muitos frutos para a gestão da estação ecológica. Além de formar monitores aptos a atuar na condução dos visitantes pelas trilhas da unidade, a ESEC contribuiu para a geração de emprego e renda — por meio do ecoturismo e da educação ambiental — e amplia o conhecimento sobre os diferentes aspectos da conservação, formando cidadão mais conscientes e proativos na construção de uma sociedade sustentável.
*Com informações da Comunicação do ICMBio