Hoje é aniversário da Estação Ecológica de Maracá


Configuração reta do canal ao norte da ilha de Maracá (Furo Santa Rosa) indica que a ilha foi formada por duas falhas neotectônicas. Foto: Acervo/ESEC Maracá
Furo Santa Rosa, ao norte da ilha de Maracá. Estação Ecológica de Maricá. Foto: Acervo/ESEC Maracá

Nesta quinta-feira, a primeira estação ecológica criada no país completa 35 anos. Criada em 02 de junho de 1981, a Estação Ecológica (Esec) de Maracá (RR) tem como missão “preservar o ambiente natural da terceira maior ilha fluvial do Brasil, que integra um arquipélago em uma zona de transição lavrado e floresta, com suas particularidades da fauna e flora, estimulando o desenvolvimento de pesquisas científicas e promovendo a conscientização ambiental e a integração com a sociedade.”

Os seus 103.519 hectares encerram mais de duzentas ilhas fluviais, entre elas, a ilha Maracá, a terceira maior ilha fluvial do Brasil – atrás apenas da Ilha do Bananal (TO) e a Ilha Grande do Gurupá (AM). Esta área protegida contribui para a conservação de 22 espécies ameaçadas de extinção, além de abrigar 125 novas espécies descritas pela ciência.

A unidade abriga 1.124 espécies de plantas, mais de 1.900 espécies de invertebrados, quase 900 vertebrados (sendo 220 espécies de peixes, 28 de anfíbios, 66 répteis, 442 espécies de aves e 114 espécies de mamíferos). Com o objetivo de preservar o ambiente natural com sua fauna e flora e estimular o desenvolvimento de pesquisas científicas, a Estação Ecológica exerce papel importante para pesquisas sobre dinâmica de ecossistemas.

Para comemorar o aniversário, foi montada uma exposição itinerante com 35 fotografias, banners informativos, ossos de animais e coleções de insetos. A exposição acontecerá durante todo o mês de junho, das 10h00 às 22h00, no Pátio Roraima Shopping, em Boa Vista. Nos meses seguintes,  a exposição continuará em universidades, galerias e escolas.

Ainda como parte da comemoração, ao final de cada mês, haverá sorteio de duas camisas comemorativas e de visitas educativas guiadas à unidade paraduas pessoas,  com direito a acompanhante e pernoite.

 

Serviço

Visitação: Apenas para finalidade educativa. É necessário agendamento antecipado
Endereço: Rua Alfredo Cruz, 283 – Centro, Boa Vista, Roraima
Telefone: (95) 3623 3250
E-mail: esecmaraca@icmbio.gov.br

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo