Instituto IPÊ convida para um mergulho no voluntariado em áreas protegidas


Em celebração do Dia Nacional do Voluntariado, comemorado no dia 28 de agosto, o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas organizará eventos e palestras que terão como foco disseminar e incentivar o voluntariado em unidades de conservação (UCs). Entre setembro e outubro, o IPÊ discutirá o tema no Congresso Internacional da IUCN e realizará o I Fórum Brasileiro de Voluntariado em Unidades de Conservação. 

O voluntariado é uma atividade que, além de proporcionar maior engajamento dos cidadãos brasileiros pelas áreas protegidas, tem apoiado significativamente o trabalho dos gestores desses locais. Dentre as atividades possíveis estão o apoio à visitação, educação ambiental, pesquisa, monitoramento, comunicação, entre muitas outras, inclusive o voluntariado à distância.

Nas unidades de conservação federais, geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a participação de voluntários tem crescido de forma exponencial. Entre 2017 e 2020, houve aumento de quase 90% no número de áreas aptas a receberem voluntários (atualmente são 260 unidades cadastradas). O número de interessados em realizar o voluntariado já alcança mais de 42.000 cadastrados.

Desde 2015, o IPÊ contribui com o fortalecimento do voluntariado em UCs brasileiras, como parceiro do Programa de Voluntariado em UCs federais. Agora, o Instituto pretende expandir sua atuação, com o objetivo de estimular o voluntariado em UCs federais, estaduais e municipais. A expectativa é ampliar a disponibilidade de informações sobre o tema e compartilhamento de experiências e boas práticas que possam influenciar positivamente na qualificação dos programas já existentes e no surgimento de novas iniciativas. Acompanhe a agenda.

28 de Agosto

O Instituto participou do podcast “DesAbraçando Árvores”, numa edição especial sobre Voluntariado em Unidades de Conservação. Angela Pellin, pesquisadora do IPÊ e os voluntários Renan Dias, Adarquia Monteiro e Cristiano Nascimento conversam sobre o tema. O episódio está disponível em https://www.desabrace.com.br/especial-009-voluntariado-para-a-conservacao/ 

03 a 11 de Setembro

As pesquisadoras do IPÊ Angela Pellin e Simone Tenório estarão no IUCN World Conservation Congress, o maior evento sobre conservação da natureza, em Marseille/França. Além de levar suas experiências, a partir do dia 02, quinta-feira, elas compartilharão nos stories do IPÊ os destaques do evento, além dos bastidores. Acompanhe @institutoipe

16 de setembro

O Instituto promove uma Live para bate-papo sobre Voluntariado em Unidades de Conservação e áreas protegidas. Assista no Canal do IPÊ no Youtube.

14 e 28 de Outubro

Em outubro, acontece o I Fórum Brasileiro sobre Voluntariado em Unidades de Conservação, uma realização do IPÊ. O evento 100% online e gratuito conta com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e Projeto LIRA – IPÊ. 

20 e 21 de Outubro

Nos dias 20 e 21, é a vez do I Encontro de Boas Práticas em Voluntariado em Unidades de Conservação. O público-alvo deste evento são gestores, profissionais de órgãos ambientais das diferentes esferas; parceiros dos programas/iniciativas de voluntariado. O encerramento oficial será em 28 de outubro com balanço sobre o evento e os próximos passos.

Para acompanhar, siga o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas nas redes sociais: @institutoipe 

Para ser um voluntário em UCs https://sejaumvoluntarioicmbio.nectosystems.com.br/voluntariado/voluntario/cadastro/

Post navigation