Categorias
Blog

Montanha para Todos promove acessibilidade no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O projeto doou ao parque um exemplar da Julietti, uma cadeira adaptada que faz com que trilhas não sejam mais uma barreira para que pessoas com dificuldades de locomoção contemplem os atrativos naturais em áreas protegidas.

Juliette_Veadeiros_3
A Julietti em ação em uma das trilhas do parque. Foto: Fernando Tatagiba/ICMBio

Neste final de semana, o projeto Montanha para Todos chegou ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO). A iniciativa, que promove a acessibilidade, apresentou a unidade à Julietti, nome dado a uma cadeira adaptada que garante que pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção consigam percorrer trilhas, visitar atrativos naturais e chegar ao topo de montanhas.

A partir de agora, qualquer visitante com dificuldade ou impossibilidade de caminhar pode requisitar o apoio da Julietti para conferir os atrativos do parque nacional. Além disso, a unidade já possui uma trilha suspensa, adaptada para facilitar o acesso de pessoas em cadeira de rodas ou com problemas de locomoção, que leva o visitante às Corredeiras do Rio Preto, ponto de banho e contemplação. Para financiar o custo da cadeira será lançada uma “vaquinha” virtual.

De acordo com o gestor da unidade, Fernando Tatagiba, “com um público cada vez mais numeroso, o parque tem buscado oferecer oportunidades de acesso para diversos tipos de visitantes”. Para dar a largada com a Julietti na Chapada dos Veadeiros, o casal responsável pelo projeto, Guilherme Cordeiro e Juliana Tozzi, junto com seu filho, Benjamim, percorreram a trilha que leva ao mirante do Salto do Rio Preto. Juliana, que sofre de uma degeneração neurológica que comprometeu seus movimentos, é a inspiração do projeto e, graças à cadeira, continua a fazer junto com o marido o que mais ama: subindo montanhas.

Juliette_Veadeiros_1
Juliana e Guilherme junto com o filho Benjamin no mirante do Salto do Rio Preto. Foto: Fernando Tatagiba/ICMBio

Essa é a décima cadeira produzida pelo projeto que já doou exemplares ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), ao Parque Nacional Serra do Cipó (MG), ao Parque Nacional da Tijuca (RJ) e ao Parque Nacional do Itatiaia (RJ). Em abril deste ano, o projeto Montanha para Todos ganhou o Mosquetão de Ouro, na Abertura da Temporada de Montanhismo do Rio de Janeiro, na categoria Montanhismo e Sociedade.

Juliette_Veadeiros_2
A Julietti nas Corredeiras do Rio Preto, onde o acesso é feito por uma trilha suspensa adaptada. Foto: Fernando Tatagiba/ICMBio

*Com informações do ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários