Novo horário de visitação do Parque Estadual de Vila Velha começa hoje


Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa – um dos pontos turísticos mais conhecidos do Paraná. Foto: Joel Rocha/Acervo IAP

Começa nesta sexta-feira (08/12) o novo horário especial de verão do Parque Estadual de Vila Velha (PR): a unidade ficará aberta aos visitantes das 08h30 às 15h30, com permanência permitida até às 17h30. A hora estendida de funcionamento vai durar até dia 18/02 no ano que vem para atender à alta demanda de visitantes durante a época de férias escolares. O funcionamento do parque se estenderá também aos feriados de final de ano, como Natal e Ano Novo, e também à terça-feira de Carnaval (13/02).

O gestor do parque, Juarez Baskoski, ressalta, entretanto, que a unidade possui a capacidade máxima de 800 pessoas por dia e encerra as atividades de visitação quando atinge esse número. “É importante que as pessoas cheguem cedo para aproveitar o dia no parque e também garantir sua visita. Se atingirmos a capacidade máxima precisamos fechar para garantir que não ocorram prejuízos ao ecossistema do local”, explica Juarez.

Para visitar o parque, desde o final de agosto é necessário acompanhamento de um dos guias credenciados da unidade de conservação. Durante o verão, entretanto, os grupos inferiores à 15 pessoas não precisarão fazer o agendamento prévio com os guias, que estarão de plantão para atender os visitantes pelo preço padrão de R$10 por pessoa. Já os grupos com mais de 15 pessoas precisam fazer o agendamento com o mínimo de 10 dias de antecedência, através do e-mail do parque (pevilavelha@iap.pr.gov.br). A exigência da contratação de guias foi uma das medidas tomadas pela gestão da unidade para tentar coibir o vandalismo dentro do parque.

 

*Com informações IAP-PR

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo