Categorias
Blog

Oportunidade: Curso aborda plano de manejo de unidades de conservação

Inscrições para novo treinamento de educação a distância do Ministério do Meio Ambiente podem ser feitas de 08 a 17/04. Aulas online começam dia 18/04. Veja como participar

O curso online Introdução a Plano de Manejo de Unidades de Conservação é dirigido a consultores, gestores, estudantes e outros segmentos da sociedade interessados no tema. Foto: André Dib

A partir do dia 18/04, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove o curso de educação a distância (EaD) Introdução a Planos de Manejo de Unidades de Conservação. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, 08/04, e seguem até o dia 17/04, com vagas limitadas. O curso online é dirigido a consultores, gestores, estudantes e outros segmentos da sociedade interessados no tema.

O Plano de Manejo é obrigatório para toda unidade de conservação. É o principal instrumento de planejamento, gestão e ordenamento territorial de uma unidade. Este documento técnico orienta as ações para que as unidades cumpram com seus objetivos.

Segundo os organizadores do curso, o plano de manejo deve ser construído de forma processual, contínua, flexível, gradativa e participativa, envolvendo diferentes segmentos da sociedade. O planejamento e o processo de elaboração do plano exigem entendimento das questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam uma unidade de conservação e a região na qual ela se insere.

O curso oferece noções introdutórias relacionadas aos planos de manejo de unidades de conservação públicas ou privadas. Com isso, permite o entendimento da estrutura e principais componentes do plano de manejo, bem como conceitos e importância das etapas de elaboração do documento.

O curso foi organizado em quatro módulos: Conceito, histórico e relevância do plano de manejo; Contexto legal e institucional; Estrutura e conteúdo; e Etapas do processo de elaboração do plano de manejo. oferecido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do MMA, os participantes terão acesso virtual ao conteúdo e às atividades interativas e avaliativas.

Para participar, o interessado deve cadastrar-se na plataforma e inscrever-se no http://ead.mma.gov.br. O curso é gratuito e as vagas são limitadas.

 

Serviço:
Curso de EAD “Introdução a Plano de Manejo de Unidades de Conservação” Quando? Início em 18/04
Carga horária: 20h
Público-alvo: Consultores, gestores, estudantes e outros representantes da sociedade que se relacionam com processos de planejamento e gestão de unidades de conservação. As vagas são limitadas.
Inscrições? Entre 08 e 17/04. Gratuito e com vagas limitadas. Para participar acesse este link.

 

*Com informações da Comunicação ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários